HOME > Economia

Arábia Saudita e Rússia estendem corte de produção de petróleo até dezembro de 2024

Vários produtores de petróleo anunciaram em abril que retirariam voluntariamente um total de 1,16 milhão de barris de petróleo por dia do mercado

(Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Neste domingo (4), OPEP+, que agrupa a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados, chegou a um acordo sobre a política de produção após sete horas de negociações em sua sede em Viena e concordou em estender os cortes anteriores na oferta até o final de 2024 por mais um total de 1,4 milhões de barris por dia.

A Arábia Saudita estenderá seu corte voluntário de produção de petróleo de 500.000 barris por dia até o final de 2024, informou a agência de notícias estatal saudita SPA, citando uma fonte do ministério de energia. A fonte ministerial do Estado árabe do Golfo rico em petróleo disse que a decisão de manter o corte até o final de dezembro de 2024 foi uma medida preventiva acordada com os países que fazem parte da Declaração de Cooperação da OPEP+. Em julho, Riade reduzirá a produção de petróleo em mais 1 milhão de b/d com a possibilidade de uma nova extensão, acrescentou a fonte.

A Rússia também estenderá seu corte voluntário de produção de petróleo em 500.000 barris por dia até o final de dezembro de 2024, disse o vice-primeiro-ministro, Alexander Novak, no domingo. "Como medida de precaução, a Rússia estenderá a redução voluntária de 500.000 barris por dia até o final de dezembro de 2024, em acordo com os países participantes do acordo OPEP+, que anunciaram cortes voluntários em abril. nível de produção aprovado em 4 de junho na trigésima quinta reunião da OPEP+", disse ele a repórteres.

Em contraste, os Emirados Árabes Unidos foram autorizados a aumentar a produção.

A Arábia Saudita, a Rússia e vários outros produtores de petróleo das 10 nações da OPEP e seus parceiros não membros anunciaram em abril que retirariam voluntariamente um total de 1,16 milhão de barris de petróleo por dia do mercado entre maio e dezembro de 2023 em uma tentativa de sustentar os preços. (Com Sputnik). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: