CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Bresser-Pereira: País não tem presidente e deveria emitir moeda na crise

O ex-ministro e professor da FGV Luiz Carlos Bresser-Pereira explica que não se trata, literalmente, de imprimir dinheiro, e sim comprar títulos públicos pelo Banco Central

O ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira também criticou a equipe econômica do governo Bolsonaro (Foto: 247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-ministro e professor da FGV Luiz Carlos Bresser-Pereira avalia que a emissão de moeda é uma "solução óbvia" e, se for bem controlada, não causa inflação. De acordo com o economista, o dinheiro pode ser usado nos gastos de combate à pandemia de coronavírus. Quando se tem muito dinheiro circulando no mercado e pouco produto, como é o caso de países menos industrializados, a tendência é que a inflação aumente. 

Mas o economista esclarece que não se trata, literalmente, de imprimir dinheiro, e sim comprar títulos públicos pelo Banco Central, algo que está em discussão por meio da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do orçamento de guerra, que está no Congresso. A entrevista foi concedida ao portal Uol.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Se o Tesouro passa a dever para o Banco Central, e o Tesouro e o Banco Central são dois órgãos do Estado, é claro que não houve nenhum aumento da dívida do Estado, só uma mudança de quem é credor internamente. Você pode dizer que isso é uma emissão de moeda", afirma.

Sobre a equipe econômica do governo Jair Bolsonaro, o ex-ministro é taxativo: "É muito fraca". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo Pereira, "quem atuou fortemente, como eu disse, foi o Rodrigo Maia, foram os deputados, foram os senadores. Eles que estão comandando essas medidas". "Claro que o Ministério da Economia também está participando, mas muito pouco, muito insatisfatoriamente, a meu ver".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO