Bresser-Pereira: País não tem presidente e deveria emitir moeda na crise

O ex-ministro e professor da FGV Luiz Carlos Bresser-Pereira explica que não se trata, literalmente, de imprimir dinheiro, e sim comprar títulos públicos pelo Banco Central

O ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira também criticou a equipe econômica do governo Bolsonaro
O ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira também criticou a equipe econômica do governo Bolsonaro (Foto: 247)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O ex-ministro e professor da FGV Luiz Carlos Bresser-Pereira avalia que a emissão de moeda é uma "solução óbvia" e, se for bem controlada, não causa inflação. De acordo com o economista, o dinheiro pode ser usado nos gastos de combate à pandemia de coronavírus. Quando se tem muito dinheiro circulando no mercado e pouco produto, como é o caso de países menos industrializados, a tendência é que a inflação aumente. 

Mas o economista esclarece que não se trata, literalmente, de imprimir dinheiro, e sim comprar títulos públicos pelo Banco Central, algo que está em discussão por meio da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do orçamento de guerra, que está no Congresso. A entrevista foi concedida ao portal Uol.

"Se o Tesouro passa a dever para o Banco Central, e o Tesouro e o Banco Central são dois órgãos do Estado, é claro que não houve nenhum aumento da dívida do Estado, só uma mudança de quem é credor internamente. Você pode dizer que isso é uma emissão de moeda", afirma.

Sobre a equipe econômica do governo Jair Bolsonaro, o ex-ministro é taxativo: "É muito fraca". 

Segundo Pereira, "quem atuou fortemente, como eu disse, foi o Rodrigo Maia, foram os deputados, foram os senadores. Eles que estão comandando essas medidas". "Claro que o Ministério da Economia também está participando, mas muito pouco, muito insatisfatoriamente, a meu ver".

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247