Cavendish cria empresa laranja para disputar licitações
Como a Delta foi declarada inidônea pela União, o empreiteiro Fernando Cavendish estaria agora atuando por meio da Técnica Construções; manobra é considerada ilegal pela CGU
247 - O empreiteiro Fernando Cavendish, dono da Delta Engenharia, pivô de um dos maiores escândalos de corrupção do País, encontrou uma forma de burlar a decisão da Controladoria-Geral da União, que declarou sua empresa inidônea.
Ele estaria agora atuando por uma espécie de empresa laranja, batizada como Técnica Construções, que está disputando licitações em São Paulo. A informação foi publicada em primeira mão pela colunista Sonia Racy, do Estado de S. Paulo, e, em resposta, o governador Geraldo Alckmin abriu uma apuração sobre o caso e afirmou que as licitações em que a Técnica está envolvida não serão concluídas enquanto não for concluída a investigação.
Em nota, a empresa, que tem Fernando Cavendish como um dos engenheiros responsáveis, diz que "não há qualquer impedimento para sua participação em licitações e consórcios". O capital da Técnica, de R$ 79,6 milhões, foi formado por parte do patrimônio da Delta. Ela também recebeu quadro de pessoal, maquinário e contratos em andamento.
Numa das licitações, a Técnica concorre como parte de um consórcio para executar uma obra da Secretaria de Saneamento paulista, estimada em R$ 2 bilhões. De acordo com a Controladoria-Geral da União, a manobra é irregular.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: