China oferece apoio à Europa

Premi Wen Jiabao afirma que socorro aos pases endividados da Europa faz parte do interesse estratgico chins, uma vez que a Europa o maior mercado consumidor da China

China oferece apoio à Europa
China oferece apoio à Europa (Foto: REUTERS)

A China tem interesse estratégico em ajudar os países da Europa atingidos pela crise financeira, afirmou o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao. Durante uma visita a um setor de manufaturas na província de Guangdong, Wen disse que a China precisa pensar estrategicamente suas relações com a Europa e preservar seus interesses próprios à medida que a Europa é o principal mercado exportador da China.

"Agora que a Europa está enfrentando uma crise de dívida, apoiar a Europa é interesse nacional. De um lado, nosso principal mercado exportador é a Europa. De outro, Europa é nosso principal fonte de tecnologia importada. A partir desta perspectiva, ajudar na estabilização do mercado europeu é a mesma coisa que nos ajudar", disse ele.

Na quinta-feira, juntamente com a chanceler alemã Angela Merkel, Wen afirmou que está considerando um maior envolvimento nos fundos de ajuda para a zona do euro, mas também ressaltou que a Europa precisa cuidar de seus próprios problemas.

As afirmações feitas por ele foram a indicação pública mais forte de que a China deverá elevar seus investimentos nos fundos de ajuda, utilizando suas volumosas reservas estrangeiras para aliviar a crise da dívida do continente.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247