Com menos investimentos, descobertas de petróleo tiveram patamar mais baixo desde 98

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram identificados 22 indícios de óleo e gás no país no ano passado, uma redução de 70% na comparação com 2015. A redução nas descobertas está ligado à diminuição dos investimentos nas petroleiras na área de exploração, em um cenário de preços baixos do barril do petróleo no mercado internacional. Reportagem do Jornal GGN

EC Angra dos Reis (RJ) 22/01/2014 Casco da primeira sonda do prÈ-sal chegou ao Brasil - Visita ao Estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis, onde ser· construÌda uma das sondas de perfuraÁ¿o do prÈ-sal, encomendada pela Sete Brasil. Foto de Fabio Rossi / AgÍn
EC Angra dos Reis (RJ) 22/01/2014 Casco da primeira sonda do prÈ-sal chegou ao Brasil - Visita ao Estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis, onde ser· construÌda uma das sondas de perfuraÁ¿o do prÈ-sal, encomendada pela Sete Brasil. Foto de Fabio Rossi / AgÍn (Foto: Gisele Federicce)

Jornal GGN - De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o número de descoberta de petróleo e gás em 2016 chegou ao menor nível desde 1998.

Foram identificados 22 indícios de óleo e gás no país no ano passado, uma redução de 70% na comparação com 2015. Em 1998, um ano antes da primeira rodada de concessão de blocos exploratórios, ocorreram somente nove descobertas.

A redução nas descobertas está ligado à diminuição dos investimentos nas petroleiras na área de exploração, em um cenário de preços baixos do barril do petróleo no mercado internacional.

Os números da agência também revelam que nenhum campo offshore de petróleo ou gás foi declarado comercial no ano passado.

Nos campos terrestres, apenas dois foram declarados comerciais: Gavião Preto, operado pela Parnaíba Gás Natural, na Bacia do Parnaíba; e Guriatã, operado pela Petrobras na Bacia do Recôncavo. Em 2015, as companhias declararam a comercialidade de 12 campos.

Conheça a TV 247

Mais de Economia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247