Como a privatização da Eletrobrás pode deixar o churrasco e o leite mais caros

Custo com energia elétrica representa 28% do que é pago na cerveja, 34% do valor da carne e 48% do preço do leite

Homem compra carne em um açougue de Santo André, São Paulo.
Homem compra carne em um açougue de Santo André, São Paulo. (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - De acordo com representantes da indústria e de entidades de defesa do consumidor, o churrasco do brasileiro vai ficar mais salgado, isso porque a cerveja e a carne sofrerão reajustes em virtude dos efeitos da MP (medida provisória) de privatização da Eletrobras, aprovada na segunda-feira (21) pelo Congresso e que agora aguarda sanção presidencial — o que deve acontecer num prazo de até 15 dias, que vence em 6 de julho. Também sofrem reajuste o leite, materiais de construção e, claro, a conta de energia. 

Em reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) estima que a MP de privatização da Eletrobras, da forma como foi aprovada pelo Congresso, deve gerar um custo adicional de R$ 400 bilhões aos consumidores ao longo dos próximos 30 anos.
No entanto, o governo contesta as estimativas dos especialistas e afirma que a desestatização da gigante do setor elétrico pode reduzir a conta de luz entre 5% e 7% já a partir do próximo ano.

Para que a MP fosse aprovada, foram incluídos alguns “jabutis” - normas incluídas na tramitação de um projeto de lei ou medida provisória que não tem relação com o tema em discussão. O termo tem origem no ditado popular "jabuti não sobe em árvore", que se refere a fatos que não acontecem de forma natural. 

PUBLICIDADE

Mas como tudo isso chega no preço da cerveja, da carne e do leite?

Todos esses bilhões em custos adicionais vão encarecer a conta de luz dos consumidores e energia elétrica representa uma parte relevante dos custos da indústria e do setor de serviços. Assim, esse aumento de preço da energia chegará ao consumidor.  

PUBLICIDADE

Segundo levantamento da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) , o custo com energia elétrica representa 48% do preço do leite, 34% do valor da carne, 28% do que pagamos na cerveja e 10% do gasto. 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE

Apoie o 247

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email