Copom mantém Selic em 6,50% ao ano pela quinta vez

Comitê de Política Monetária decidiu nesta quarta-feira (31) manter pela quinta vez seguida a Selic em 6,50% ao ano, seguindo o que esperava a maior parte do mercado financeiro; expectativa do mercado é que os juros permaneçam estáveis pelo menos até o final do ano

Copom mantém Selic em 6,50% ao ano pela quinta vez
Copom mantém Selic em 6,50% ao ano pela quinta vez (Foto: © Ueslei Marcelino / Reuters)

Infomoney - O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu nesta quarta-feira (31) manter pela quinta vez seguida a Selic em 6,50% ao ano, seguindo o que esperava a maior parte do mercado financeiro. A expectativa do mercado é que os juros permaneçam estáveis pelo menos até o final do ano.

A decisão vem em meio a um cenário mais confortável para os ativos domésticos após a turbulência eleitoral. Além disso, a taxa de câmbio mais baixa representa um risco menor para a eventual desancoragem das expectativas inflacionárias, num ambiente de atividade econômica ainda fraco e inflação sob controle.

Desde a última reunião do comitê, em 19 de setembro, o dólar caiu cerca de 10%, chegando a romper o nível de R$ 3,70, com bom humor sobre o futuro do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Nesse período, as apostas do mercado para altas na Selic ainda neste ano minguaram de cerca de 100 pontos-base para menos de 10 pbs.

Apesar de uma taxa de câmbio menos pressionada ser uma mudança relevante em relação à reunião anterior, analistas não esperam que o BC não se comprometa com próximos passos para eventualmente realizar alterações de rota.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247