CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Dilma encarta Levy no jogo de montar tripé econômico

Ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy entra em definitivo para a mão decisiva que joga a presidente Dilma Rousseff na escolha da nova equipe econômica; encartado ao lado do ex-secretário executivo Nelson Barbosa e do presidente do BC Alexandre Tombini, ele desponta forte, no momento da definição, após sondagem ao presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco; trinca de ases teria o compromisso de devolver a inflação à meta em dois anos, promover superávit fiscal e enxugar as contas públicas; equilibrar com suavidade a economia neste tripé; Fazenda pode ficar para Levy, Barbosa no Planejamento e Tombini seguir ultra fortalecido no Banco Central; continuidade com renovação; definição esperada para as próximas horas

Ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy entra em definitivo para a mão decisiva que joga a presidente Dilma Rousseff na escolha da nova equipe econômica; encartado ao lado do ex-secretário executivo Nelson Barbosa e do presidente do BC Alexandre Tombini, ele desponta forte, no momento da definição, após sondagem ao presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco; trinca de ases teria o compromisso de devolver a inflação à meta em dois anos, promover superávit fiscal e enxugar as contas públicas; equilibrar com suavidade a economia neste tripé; Fazenda pode ficar para Levy, Barbosa no Planejamento e Tombini seguir ultra fortalecido no Banco Central; continuidade com renovação; definição esperada para as próximas horas (Foto: Felipe L. Goncalves)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A presidente Dilma Rousseff acaba de encartar o nome do ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy no jogo que pretende baixar ao País com a nomeação de uma nova equipe econômica. No momento final da escolha, ao longo da semana, a presidente intensificou contatos e solidificou a certeza de que o novo governo tem de equilibrar a política econômica sobre o tripé de inflação dentro da meta, superávit fiscal e ajuste de contas públicas. Para dar esse sinal ao mercado, a presidente estaria prestes a anunciar sua própria trinca: Levy, o ex-secretário executivo Nelson Barbosa e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. O desenho primeiro escolhido teria sido com Levy como ministro da Fazenda, Barbosa no Planejamento e Tombini ultra fortalecido no BC. Em outras formações, porém, mas com esses mesmos nomes, a presidente estaria segura de estar sinalizado na direção certa, voltando a criar um fato positivo. E forte o suficiente, espera-se no governo, para tirá-lo do córner em que foi colocado com as prisões e novas revelações da operação Lava-Jato

Levy foi da equipe de Antonio Palocci, na Fazenda. A gestão desperta elogios até mesmo nos adversários figadais do PSDB. Para os investidores, a alternativa é bastante aceitável. No momento, Levy trabalha na corretora de valores do Bradesco, a Bram, portanto em contato on line com o mercado financeiro. Um profissional respeitado, que entregou as contas do Tesouro em ordem ao sucessor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Homem de confiança de Dilma, Nelson Barbosa se encarregaria do Ministério do Planejamento, uma área central para o corte de gastos públicos e, assim, a realização dos superávits exigidos por uma legião de críticos.

Alexandre Tombini, registre-se, tem, aos olhos de todo o mercado, conseguido resultados bastante elogiáveis no BC. Ele pilota com suavidade a elevação dos juros, um dado que não depende apenas de vontade política, mas de condições econômicas, e a briga com a inflação vem sendo travada com muita dignidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As tratativas para a montagem da equipe se aceleraram nas últimas horas, após reuniões da presidente Dilma Rousseff com o ex-presidente Lula. O presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Lázaro de Melo Brandão, foi consultado pela presidente, em reunião em Brasília, sobre a possibilidade de contar com Luiz Carlos Trabuco, presidente executivo do banco, no Ministério da Fazenda. Não houve confirmação sobre um convite a Trabuco, que tem se mantido absolutamente discreto sobre as notícias e comentários à volta de seu nome. A decisão de Dilma é aguarda para as próximas horas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO