CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Em resposta, petistas dizem que Lula salvou Plano Real

Após sessão no Senado que celebrou os 20 anos da moeda, convocada pelo presidenciável do PSDB, Aécio Neves, parlamentares petistas foram à tribuna responder às críticas dos tucanos; ex-presidente Fernando Henrique atacou a gestão do PT e protestou: "não dá mais"; ex-ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann disse que ex-presidente Lula 'salvou' e 'resgatou' o Plano Real, além de ter resguardado os pressupostos da macroeconomia; "Hoje, temos um país com estabilidade macroeconômica, mas um país que inclui sua gente"; líder do PT, Humberto Costa escreveu no Twitter que "o PSDB ignorar os avanços dos governos do PT é estelionato com a História"; Eduardo Suplicy também discursou em defesa do governo

Após sessão no Senado que celebrou os 20 anos da moeda, convocada pelo presidenciável do PSDB, Aécio Neves, parlamentares petistas foram à tribuna responder às críticas dos tucanos; ex-presidente Fernando Henrique atacou a gestão do PT e protestou: "não dá mais"; ex-ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann disse que ex-presidente Lula 'salvou' e 'resgatou' o Plano Real, além de ter resguardado os pressupostos da macroeconomia; "Hoje, temos um país com estabilidade macroeconômica, mas um país que inclui sua gente"; líder do PT, Humberto Costa escreveu no Twitter que "o PSDB ignorar os avanços dos governos do PT é estelionato com a História"; Eduardo Suplicy também discursou em defesa do governo (Foto: Gisele Federicce)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Depois de ouvir uma série de críticas à gestão petista e elogios ao Plano Real, em sessão no Senado que celebrou os vinte anos da moeda, parlamentares do PT foram à tribuna rebater os discursos tucanos. O mais contundente foi o da ex-ministra da Casa Civil, senadora Gleisi Hoffmann, que disse reconhecer "a importância do Plano Real", mas destacou que o ex-presidente Lula "salvou e resgatou" a moeda.

Segundo Gleisi, Lula demonstrou profundo compromisso com o Estado brasileiro ao acolher o Plano Real no início do seu primeiro governo, em 2003. "Reconheço a importância do Plano Real, respeito o que foi feito, mas a verdade tem que vir às claras, não se pode omiti-la. Se demos uma colaboração importante a esse processo foi o resgate do Plano Real quando o presidente Lula assumiu em 2003", discursou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A senadora citou números da economia para apontar o cumprimento das metas de inflação, a redução dos juros e do Risco Brasil, o aumento do superávit primário e a redução da relação entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, citou o crescimento no investimento e no consumo. Para ela, os governos do PT, além de resguardarem os pressupostos da macroeconomia, ousaram nas políticas sociais.

Como exemplo de avanços nos últimos 11 anos, ela citou a criação de 20 milhões de empregos, a retirada de 36 milhões de pessoas da miséria e a ascensão de 42 milhões de brasileiros à classe média. "Hoje, temos um país com estabilidade macroeconômica, mas um país que inclui sua gente, que tem desenvolvimento sustentável e que tem respeitabilidade pelo seu povo", disse a ex-ministra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O senador Eduardo Suplicy também foi à tribuna defender o governo do PT, mencionando números da economia citados por Lula hoje em artigo publicado no jornal Valor Econômico (leia aqui).

Pelo Twitter, o senador Humberto Costa (PE), líder do PT na Casa, também rebateu às críticas do PSDB feitas nesta terça-feira. "Presto meu reconhecimento aos ex-presidentes Itamar e FHC. Mas o PSDB ignorar os avanços dos governos do PT, é estelionato com a História", escreveu. "Adotamos os pressupostos e nos responsabilizamos pelo Plano Real nesses 11 anos. Recebemos o país com inflação de 12,5%. Hoje, é de 5,9%", acrescentou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com Agência Senado

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO