CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Golpe e Lava Jato deixaram brasileiros16% mais pobres

Recessão que se seguiu ao golpe parlamentar que depôs a presidente Dilma Rousseff e as dificuldades das grandes empresas resultantes dos danos econômicos gerados pela Operação Lava Jato fizeram com que a renda do trabalhador brasileiro encolhesse mais de 16% nos últimos cinco anos, segundo o IBGE

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A recessão que se seguiu ao golpe parlamentar que depôs a presidente Dilma Rousseff e as dificuldades das grandes empresas resultantes dos danos econômicos gerados pela Operação Lava Jato fizeram com que a renda do trabalhador brasileiro encolhesse mais de 16% nos últimos cinco anos. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos nove setores da iniciativa privada que foram avaliados, cinco registraram queda no rendimento real do assalariado. 

Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, o levantamento aponta que no período compreendido entre o primeiro trimestre de 2014 e os primeiros três meses deste exercício, os trabalhadores ligados ao setor de alojamento, alimentação, construção e transporte foram os que registraram as maiores perdas, que variam de 7,2% a 16,3%, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua). Ainda de acordo com o estudo, os trabalhadores da agricultura e do setor público foram os que tiveram os maiores ganhos reais, de 5,2% e 7,5%, respetivamente. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além da queda no rendimento real, os trabalhadores brasileiros vêm sofrendo com o índice elevado do desemprego, que chegou a 12,5% no trimestre encerrado em abril deste ano, contra 12% no trimestre anterior. O índice corresponde a cerca de 13,2 milhões de desempregados, alta de 4,4% sobre o trimestre anterior, quando, segundo o IBGE, haviam 12,6 milhões de pessoas à procura de emprego. Outros 28,4 milhões de trabalhadores foram considerados subutilizados no Brasil no trimestre encerrado em abril, número recorde na história do país (leia no Brasil 247). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO