CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Governo deve publicar transferência do Coaf para o BC nesta terça, diz ministro

O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Antonio de Oliveira Francisco, informou que o governo Jair Bolsonaro deve publicar uma Medida Provisória que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras para o Banco Central. O órgão estava vinculado à pasta da Justiça, chefiada por Sérgio Moro, depois foi para a de Economia, comandada por Paulo Guedes

Jorge Antonio de Oliveira Francisco (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 -  O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Antonio de Oliveira Francisco, informou que o governo Jair Bolsonaro deve publicar nesta terça-feira (20) uma Medida Provisória que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Banco Central. A informação é do Blog da Julia Dualibi. O órgão estava vinculado à pasta da Justiça, chefiada por Sérgio Moro, depois foi para a de Economia, comandada por Paulo Guedes.

Para haver mudança do Coaf para o Banco Central, os funcionários têm de passar a ser funcionários de carreira do BC. Como consequência, o atual presidente do órgão, Roberto Leonel, terá que sair do cargo. Ele atuou na Receita Federal do Paraná e era um nome de confiança de Moro, que o levou para Brasília. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leonel perdeu o cargo após ter feito críticas à decisão do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender investigações feitas com dados do Coaf sem autorização judicial. Um dos beneficiados foi o senado Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). O plenário do STF ainda vai analisar a questão.

No fim de 2018, relatório do Coaf apontou um esquema de lavagem de dinheiro na Alerj com movimentações financeiras atípicas e milionárias envolvendo cerca de 74 servidores e ex-servidores da Casa. O documento revelou movimentação atípica de R$ 1,2 milhão na conta de Fabrício Queiroz, que havia atuado como motorista e assessor de Flávio Bolsonaro à época em que o parlamentar do PSL era deputado estadual.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO