CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Ibovespa tem maior queda em quase 3 meses por conta de variante Ômicron

A nova variante já foi classificada como "de preocupação" pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

(Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Andre Romani (Reuters) - O Ibovespa despencou nesta sexta-feira, diante do clima de aversão global aos ativos de risco. A identificação de uma nova variante da Covid-19, chamada de ômicron, despertou temores do impacto econômico advindo de um recrudescimento da pandemia.

O Ibovespa caiu 3,39%, a maior queda desde 8 de setembro, para 102.224,26 pontos. Na mínima da sessão, o índice recuou a 101.494,70 pontos e renovou o menor patamar intradiário do ano. O volume financeiro foi de 27,2 bilhões de reais. Na semana, o índice caiu cerca de 0,8%, segunda baixa consecutiva.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Ibovespa já abriu em queda firme nesta sexta-feira e permaneceu assim durante toda a sessão. Vale e Petrobras puxaram a baixa em pontos, devido ao recuo das commodities -- preços do petróleo caíram mais de 10%. Ações de setores sensíveis a possíveis restrições por conta da pandemia, como o aéreo e o de turismo, tiveram as maiores quedas em percentual.

A nova variante, identificada inicialmente na África do Sul, já foi designada como variante "de preocupação" pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Evidências preliminares sugerem que há um risco aumentado de reinfecção e que houve uma "mudança danosa na epidemiologia da Covid-19", disse a OMS em um comunicado após reunião fechada de especialistas independentes que revisaram os dados.

"É um fator de risco adicional para a bolsa", disse Roberto Padovani, economista-chefe do banco BV. Ele afirma que o retorno mais forte do tema pandemia ao foco do mercado "torna o cenário interno ainda mais imprevisível". O tema fiscal segue no radar dos investidores, especialmente para a próxima semana quando a PEC dos Precatórios deve ser votada em comissão no Senado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pouco se sabe sobre a nova variante, mas cientistas dizem que ela tem uma combinação atípica de mutações, e pode ser capaz de evitar respostas imunológicas e ser mais transmissível.

O Reino Unido, os EUA e a União Europeia estão entre aqueles que impuseram restrições de viagens a países do sul da África. As medidas ocorreram apesar de a OMS, mais cedo, ter pedido cautela com essa proibições. A organização ainda disse que levará semanas para se determinar o quão eficazes as vacinas são contra a ômicron.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão de voos vindos de países do sul do continente africano, enquanto o Ministério da Saúde recomendou que Estados e municípios aumentem a testagem e que notifiquem imediatamente casos suspeitos da variante. Já o presidente Jair Bolsonaro disse que tomará "medidas racionais" em relação ao assunto, após, mais cedo, descartar fechar os aeroportos do país.

As bolsas dos EUA, que encerraram o pregão mais cedo na volta de feriado, desabaram. O Dow Jones e o S&P 500 sofreram suas maiores quedas percentuais diárias em meses. Na Europa, o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 3,67%, em sua pior sessão desde junho de 2020.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Destaques

- AZUL PN derreteu 14,1%, GOL PN afundou 11,8% e CVC ON cedeu 11,1%. Nos três casos, os papéis registraram a maior queda desde abril de 2020. EMBRAER ON recuou 8,4%.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- VALE ON caiu 2,6%, enquanto CSN ON cedeu 4,9% e USIMINAS PN tombou 6,6%, acompanhando queda no contratos futuros do minério de ferro e aço na China, dada a preocupação com a nova variante e novos casos de Covid-19 em Xangai, aumentando as preocupações dos investidores sobre a recuperação econômica global.

- PETROBRAS PN caiu 3,9% e ON cedeu 4,4%, enquanto PETRORIO ON recuou 8,7%, com petróleo caindo mais de 10%, maior queda em um dia desde abril de 2020, também por conta da Covid-19.

- BRADESCO PN recuou 4% e ITAÚ UNIBANCO PN caiu 1,9%.

- MAGAZINE LUIZA ON caiu 7,4%, AMERICANAS ON recuou 6,2% e VIA ON cedeu 4,5%, mesmo com perspectivas de vendas maiores na Black Friday.

- LOCALIZA ON e UNIDAS ON caíram 3,2% cada. O jornal Valor Econômico publicou que Localiza ofereceu a venda da marca Unidas para conseguir aprovação para a compra da rival junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

- SUZANO ON, na esteira da alta do dólar, e TAESA UNIT foram os únicos papéis que fecharam no azul no Ibovespa na sessão. As altas foram de 0,15% e 0,11% respectivamente.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO