Japão entra em recessão após queda do PIB

A economia japonesa entrou em recessão depois de uma queda entre julho e setembro, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira, tornando quase inevitável que o primeiro-ministro Shinzo Abe suspenda o plano de aumento de impostos e avance para eleições antecipadas

Japanese Prime Minister Shinzo Abe speaks at a news conference in New York September 27, 2013. REUTERS/Eric Thayer (UNITED STATES - Tags: POLITICS)
Japanese Prime Minister Shinzo Abe speaks at a news conference in New York September 27, 2013. REUTERS/Eric Thayer (UNITED STATES - Tags: POLITICS) (Foto: Leonardo Attuch)

Da Agência Lusa

A economia japonesa entrou em recessão depois de uma queda entre julho e setembro, segundo dados oficiais divulgados hoje (17), tornando quase inevitável que o primeiro-ministro Shinzo Abe suspenda o plano de aumento de impostos e avance para eleições antecipadas.

O Produto Interno Bruto do país diminuiu 0,4%, a uma taxa anual de 1,6%, mostrando como o aumento de impostos em abril freou o crescimento, representando forte golpe para o primeiro-ministro, que se comprometeu em elevar a economia nacional.

Esses valores aumentam a probabilidade de que Abe, que pode convocar eleições antecipadas no próximo mês, atrase o plano para aumentar o imposto sobre o consumo para 10% no próximo ano.

A subida de 5% para 8% do imposto no início deste ano pode ter travado o crescimento.

Conheça a TV 247

Mais de Economia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247