Japão vai à OMC contra incentivos fiscais do Brasil
Organização Mundial do Comércio (OMC) abriu, a pedido do Japão, uma investigação sobre os encargos e tributos que, conforme a denúncia beneficiam ilegalmente os produtos fabricados no Brasil; queixa está ligada diretamente ao programa Inovar-auto, que estabelece um mínimo de 65% de conteúdo nacional nos veículos produzidos no Brasil; em troca, as montadoras instaladas no país recebem incentivos fiscais do governo federal; programa já é alvo de questionamentos na OMC por parte da União Europeia



247 - A Organização Mundial do Comércio (OMC) abriu, a pedido do Japão, uma investigação sobre os encargos e tributos que, conforme a denúncia beneficiam ilegalmente s produtos fabricados no Brasil.
Queixa japonesa está ligada diretamente ao programa Inovar-auto, que estabelece um mínimo de 65% de conteúdo nacional nos veículos produzidos no Brasil tendo como troca a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), por exemplo.
O Brasil não fez objeções à investigação, já que deseja regular uma disputa semelhante com a União Europeia que alega que o programa Inovar-auto prejudica o acesso do mercado nacional à inovação, além de provocar uma alta nos preços para o consumidor.
O Brasil alega que o programa não viola as regras estabelecidas pela OMC.
O conhecimento liberta. Saiba mais
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247