CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Leilão da ANP ignora ICMBio e busca ofertar áreas com risco ambiental

As áreas que serão ofertadas pela ANP em uma rodada de licitações para exploração de petróleo são as bacias Potiguar (RN e CE), próxima ao parque nacional marinho Fernando de Noronha, e Pelotas (SC e RS), região importante para reprodução, alimentação e corredor migratório de espécies em perigo

Arquipélago de Fernando de Noronha (Foto: Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Agência Nacional de Petróleo (ANP) negocia uma rodada de licitações de blocos para exploração de petróleo e gás natural. De acordo com o ICMBio, apresentam grandes riscos ambientais para a fauna marinha e a preservação de reservas ambientais próximas. 

As áreas que serão ofertadas são as bacias Potiguar (RN e CE), próxima ao parque nacional marinho Fernando de Noronha, e Pelotas (SC e RS), região importante para reprodução, alimentação e corredor migratório de espécies em perigo, segundo avaliações do ICMBio e do Ibama. A informação foi publicada pelo blog Ambiência, no jornal Folha de S.Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para fazer a oferta, a ANP teve como base um parecer conjunto dos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente, que ignoram recomendações técnicas do Ibama para uma avaliação ambiental nas áreas antes do leilão. Também não consideraram o parecer enviado pelo ICMBio.

Em nota, a autarquia afirma que "tanto as atividades exploratórias quanto um evento acidental podem trazer danos irreparáveis à diversidade biológica desses ecossistemas", referindo-se à Reserva Biológica do Atol das Rocas e ao Parque Nacional Fernando de Noronha.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO