Maioria dos brasileiros acha que inflação vai subir

Pesquisa do Instituto Datafolha aponta que expectativa dos brasileiros é de disparada da inflação, principalmente diante da alta dos preços da carne e dos combustíveis

Expectativa da maioria da população é que os preços vão disparar
Expectativa da maioria da população é que os preços vão disparar (Foto: ABR)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Uma pesquisa do Datafolha do início deste mês mostra que 52% dos brasileiros avaliam que a inflação subirá nos próximos meses.  

A expectativa sobre o aumento da inflação se manifesta em um momento em que o IPCA (índice de preços ao consumidor do IBGE) voltou a subir por conta de itens como carnes e combustíveis.  

Na pesquisa anterior, feita no final de agosto deste ano, 46% afirmaram que a inflação iria subir. Em dezembro de 2018, 27% esperavam que os índices de preços aumentariam.   O percentual de pessoas que avaliam que a inflação irá cair passou de 20% em agosto para 17% em dezembro. Para 27%, a inflação ficará estável. Eram 30%, em agosto.  

No levantamento, as pessoas foram questionadas se, na opinião delas, a inflação vai aumentar, vai diminuir ou vai ficar como está daqui para frente. Foram realizadas 2.948 entrevistas, nos dias 5 e 6 de dezembro, em 176 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.  

As informações são do jornalista Eduardo Cucolo na Folha de S.Paulo

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247