Mais de 100 bancos europeus podem ter notas rebaixadas

Na relao das empresas revisadas pela agncia Moodys, esto as maiores instituies da Frana e Alemanha, incluindo BNP Paribas e Deutsche Bank

Mais de 100 bancos europeus podem ter notas rebaixadas
Mais de 100 bancos europeus podem ter notas rebaixadas (Foto: MIKE SEGAR/REUTERS)

Agência Brasil – A agência de classificação de risco de crédito (rating) Moody’s listou mais de 100 instituições financeiras europeias que estão sendo submetidas à revisão das notas atuais. Uma revisão que pode levar a agência a rebaixar as notas de risco dessas instituições, afetadas principalmente pela crise das dívidas soberanas dos países europeus.

Na relação das empresas que podem ser rebaixadas estão os maiores bancos da França e Alemanha, incluindo BNP Paribas e Deutsche Bank. No total, instituições financeiras de 16 países podem ser rebaixadas.

O movimento segue o alerta emitido pela Moody's sobre problemas econômicos no Reino Unido e na França há dois dias. A agência de classificação de risco informou que reduziu a perspectiva de risco das duas economias para "negativo" devido a temores de que os governos inglês e francês não conseguirão lidar com as consequências da crise da dívida europeia.

Antes, a Moody's já havia rebaixado a nota de seis países europeus: Itália, Portugal, Espanha, Eslováquia, Eslovênia e Malta. No mês passado, outra agência de classificação de risco, a Standard & Poor's, rebaixou a nota de nove países, entre eles, a França. Esse processo de revisão para baixo das notas de risco pode provocar aumento nos custos dos empréstimos para governos e bancos.

Conheça a TV 247

Mais de Economia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247