Mantega reúne pesos-pesados da economia para transmitir otimismo

Ministro da Fazenda e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disseram que o maior número de pedidos de acesso às linhas do banco de fomento indica uma melhora dos investimentos; mas, na avaliação da maioria dos empresários, 2013 também será um ano de baixo crescimento

Mantega reúne pesos-pesados da economia para transmitir otimismo
Mantega reúne pesos-pesados da economia para transmitir otimismo

Reuters - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reuniu pesos-pesados do setor empresarial brasileiro nesta quarta-feira para fazer a primeira análise de conjuntura do ano e renovar a mensagem de otimismo com a economia brasileira, apesar do baixo crescimento e da inflação em alta.

A despeito do otimismo do ministro, a avaliação da maioria dos empresários no encontro foi de que 2013 também será um ano de baixo crescimento.

"O sentimento da turma (dos empresários) é de que o crescimento neste ano será entre 1,5 e 2 por cento", disse o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, após a reunião.

No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 0,9 por cento, e os dados recentes do desempenho da economia mostram ainda uma fraca recuperação.

Mantega e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disseram, segundo relatos, que o maior número de pedidos de acesso às linhas do banco de fomento indicam uma melhora dos investimentos.

Nos bastidores, a expectativa é de que economia deslanche somente no segundo semestre, quando começarem os leilões de concessões de rodovias e aeroportos, de acordo com uma fonte do governo.

O encontro do ministro com 30 entidades empresariais ocorreu logo após o anúncio da elevação da taxa de retorno dos contratos de concessão de rodovias para 7,2 por cento, ante 5,5 por cento, em um novo esforço do governo para atrair investidores e impulsionar a economia.

(Reportagem de Luciana Otoni)

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247