Miriam Leitão: perda de ritmo do comércio espelha a estagnação da economia

"As vendas do comércio caíram 0,1% em junho, mesmo nível da queda registrada no fechamento do segundo trimestre. O desempenho do varejo retrata bem a estagnação na qual a economia se encontra", aponta a jornalista Miriam Leitão

247 - A jornalista Miriam Leitão, em sua coluna no jornal O Globo, aponta que "as vendas do comércio caíram 0,1% em junho, mesmo nível da queda registrada no fechamento do segundo trimestre. O desempenho do varejo retrata bem a estagnação na qual a economia se encontra. No acumulado em um ano, as vendas crescem 1,1%. De janeiro a junho, o setor cresce apenas 0,6%. Mas o cenário pirou nos últimos meses. Em junho do ano passado, as vendas tinham sido 0,3% maiores". 

"No mês, o segmento de supermercados ficou estável. No caso dos móveis e eletrodomésticos, houve queda de 1%. O comércio sofre com o desemprego elevado. É o reflexo de uma recuperação que não se completou".

"Durante a retomada, o setor chegou a apresentar taxas elevadas de crescimento em 2017. De lá para cá, o ritmo caiu (veja o gráfico). O volume ainda está 6,9% abaixo do pico, de outubro de 2014".

Conheça a TV 247

Mais de Economia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247