Para Kassab, falta de pacto federativo atrapalha investimentos

 O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, destacou nesta quarta-feira (25) a importância de um pacto federativo para maiores investimentos em estados e municípios; "Enquanto não tivermos um novo pacto federativo no Brasil, onde seja discutido a questão orçamentaria, a questão de distribuição das receitas – fruto dos impostos e dos tributos –, todos nós teremos que conviver com municípios e estados em dificuldade de realizar seus investimentos e com a necessidade de estabelecer parceiras com o governo federal", disse

Brasília- DF- Brasil- 16/03/2015- Ministros Nelson Barbosa (Planejamento) e Gilberto Kassab (Cidades) acompanhados da presidenta da Caixa, Miriam Belchior, falam da próxima etapa do programa Minha Casa Minha Vida. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Brasília- DF- Brasil- 16/03/2015- Ministros Nelson Barbosa (Planejamento) e Gilberto Kassab (Cidades) acompanhados da presidenta da Caixa, Miriam Belchior, falam da próxima etapa do programa Minha Casa Minha Vida. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) (Foto: Paulo Emílio)

Karine Melo, Repórter da Agência Brasil - O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, destacou nesta quarta-feira (25) a importância de um pacto federativo para maiores investimentos em estados e municípios. "Enquanto não tivermos um novo pacto federativo no Brasil, onde seja discutido a questão orçamentaria, a questão de distribuição das receitas – fruto dos impostos e dos tributos –, todos nós teremos que conviver com municípios e estados em dificuldade de realizar seus investimentos e com a necessidade de estabelecer parceiras com o governo federal", disse em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado.

Na presença de ex-governadores como Antônio Anastasia (PSDB-MG) e Omar Aziz (PSD-AM) , o ministro destacou a dificuldade de investimentos em grandes projetos sem parcerias com o governo federal. Segundo ele, porque os orçamentos dos governos estaduais e das prefeituras "perderam o seu valor" nas últimas décadas..

Kassab disse que o Programa Minha Casa, Minha Vida é o carro-chefe da pasta. O objetivo é atender 25 milhões de pessoas. "Temos muitos recursos para isso e a parceria com a Caixa [Econômica Federal] na gestão é muito bem-sucedida. Em cada município que eu vou tem uma unidade do programa com milhões para investir".

Outro programa destacado por Gilberto Kassab, foi Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. Nesse caso, os investimentos em projetos de transporte, a partir de parcerias com estados e municípios podem chegar a R$ 50 bilhões.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247