Parente é denunciado na CVM por irregularidades em demissão

Representação encaminhada ao presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), assinada pelo líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e os deputados Carlos Zarattini (PT-SP), Henrique Fontana (PT-RS) e Wadih Damous (PT-RJ), solicita a apuração de irregularidades com o anúncio de demissão de Pedro Parente há uma semana, em um horário em que o pregão da Bolsa de Valores ainda está aberto, causando prejuízo de R$ 41 bilhões à empresa com a queda das ações

Parente é denunciado na CVM por irregularidades em demissão
Parente é denunciado na CVM por irregularidades em demissão

247 - O ex-presidente da Petrobras Pedro Parente é alvo de uma representação encaminhada à Comissão de Valores Mobiliários por possíveis irregularidades em seu pedido de demissão - feito enquanto o pregão da Bolsa de Valores estava aberto, causando portanto prejuízos à empresa. Naquele dia (1º de junho), houve queda do valor de mercado da Petrobras de quase R$ 41 bilhões.

A representação foi assinada pelo líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e os deputados Carlos Zarattini (PT-SP), Henrique Fontana (PT-RS) e Wadih Damous (PT-RJ). Eles solicitam a apuração de irregularidades com o anúncio de demissão de Parente, sob pressão após mais de uma semana de greve dos caminhoneiros, que protestavam contra o aumento desenfreado no preço dos combustíveis, especialmente o diesel.

"É certo que a saída da presidência de uma estatal é um fato relevante, e há regras para o anúncio de fatos relevantes - como este. Nesse sentido, as instruções CVM nº 358/2002 e nº 590/2017 estabelecem procedimentos inequívocos que devem ser observados pelos emissores de valores imobiliários na divulgação de tais fatos", diz trecho da representação.

Uma das regras, lembra ainda o documento, estabelece que "o fato relevante deverá ocorrer, sempre que possível, antes do início ou após o encerramento dos negócios nas bolsas de valores e entidades do mercado de balcão organizado em que os valores mobiliários de emissão da companhia sejam admitidos à negociação".

Leia aqui a íntegra da representação dos deputados.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247