Participação do Brasil no PIB global despenca e é a menor em 38 anos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou recentemente dados reveladores do declínio da economia brasileira e a redução da posição que ocupa na economia global. Em 2018, pela sétima vez consecutiva, o Brasil perdeu participação na economia global, a menor em 38 anos

Participação do Brasil no PIB global despenca e é a menor em 38 anos
Participação do Brasil no PIB global despenca e é a menor em 38 anos

247 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou recentemente dados reveladores do declínio da economia brasileira e a redução da posição que ocupa na economia global. Em 2018, pela sétima vez consecutiva, o Brasil perdeu participação na economia global, a menor em 38 anos.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (19) em reportagem da Folha de S.Paulo. "A fatia do país na produção de bens e serviços do mundo, que era de 4,4% em 1980, chegou, entre altos e baixos, a 3,1% em 2011 e, desde então, caiu sem parar, atingindo 2,5% no ano passado, o nível mais baixo ao longo das quase quatro décadas na série histórica que mostra as trocas realizadas entre Brasil e o resto do mundo".

Pelo critério da paridade do poder de compra, o Brasil perdeu, no ano passado, o posto de sétima maior economia do mundo, que detinha desde 2005, para a Indonésia, caindo para o oitavo lugar.

As projeções do FMI mostram que o Brasil continuará perdendo espaço até pelo menos 2024.

Leia na reportagem de Érica Fraga

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247