Participação do Brasil no PIB global despenca e é a menor em 38 anos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou recentemente dados reveladores do declínio da economia brasileira e a redução da posição que ocupa na economia global. Em 2018, pela sétima vez consecutiva, o Brasil perdeu participação na economia global, a menor em 38 anos

Participação do Brasil no PIB global despenca e é a menor em 38 anos
Participação do Brasil no PIB global despenca e é a menor em 38 anos
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou recentemente dados reveladores do declínio da economia brasileira e a redução da posição que ocupa na economia global. Em 2018, pela sétima vez consecutiva, o Brasil perdeu participação na economia global, a menor em 38 anos.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (19) em reportagem da Folha de S.Paulo. "A fatia do país na produção de bens e serviços do mundo, que era de 4,4% em 1980, chegou, entre altos e baixos, a 3,1% em 2011 e, desde então, caiu sem parar, atingindo 2,5% no ano passado, o nível mais baixo ao longo das quase quatro décadas na série histórica que mostra as trocas realizadas entre Brasil e o resto do mundo".

Pelo critério da paridade do poder de compra, o Brasil perdeu, no ano passado, o posto de sétima maior economia do mundo, que detinha desde 2005, para a Indonésia, caindo para o oitavo lugar.

As projeções do FMI mostram que o Brasil continuará perdendo espaço até pelo menos 2024.

Leia na reportagem de Érica Fraga

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247