Paul Krugman: Bitcoin é bolha e terminará em desastre

O economista Paul Krugman, prêmio Nobel de Economia em 2008, fez críticas à moeda virtual Bitcoin. Segundo ele, o Bitcoin é uma gigantesca bolha que terminará em desastre; segundo Krugman, o bitcoin não tem valor intrínseco, como o dólar, que é lastreado em ouro; "Combine a isso a falta de conexão com a realidade e a extensão muito limitada na qual a criptomoeda é usada para qualquer coisa, e você terá um ativo cujo preço é quase puramente especulativo"

Paul Krugman
Paul Krugman (Foto: Aquiles Lins)

247 - O economista Paul Krugman, prêmio Nobel de Economia em 2008, fez críticas à moeda virtual Bitcoin. Segundo ele, o Bitcoin é uma gigantesca bolha que terminará em desastre.

"Mas é uma bolha envolta em misticismo tecnológico, que cresceu dentro de um casulo de ideologia libertária. E remover o invólucro desse casulo nos ensina alguma coisa sobre os tempos em que vivemos", diz ele. 

Segundo Krugman, o bitcoin não tem valor intrínseco, como o dólar, que é lastreado em ouro. "Combine a isso a falta de conexão com a realidade e a extensão muito limitada na qual a criptomoeda é usada para qualquer coisa, e você terá um ativo cujo preço é quase puramente especulativo. O bitcoin perdeu quase 40% de seu valor nas últimas seis semanas; se ele fosse uma moeda de verdade, a queda equivaleria a uma taxa anual de inflação de 8.000%", afirma. 

"E a falta de vínculo entre o bitcoin e a realidade também o expõe a manipulações de mercado. Em 2013, as atividades fraudulentas de um único operador resultaram em alta de 700% no preço do bitcoin. Quem está conduzindo a alta atual? Ninguém sabe. Alguns observadores acreditam que a Coreia do Norte possa estar envolvida", diz ele. 

Leia o artigo na íntegra.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247