Paulo Guedes sobre divisão de recurso de petróleo: 'tá difícil'

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, começa a entender a dificuldade em se governar um país do tamanho e da complexidade do Brasil. O conforto em se achar que a ideologia neoliberal resolve tudo vai dando lugar à realidade dos fatos e das pressões, políticas ou não. Recursos do petróleo estão sendo disputados "a tapa" por Estados e Municípios e o "compromisso" ultraliberal com o capital estremece - e gera tensões que, aparentemente, serão a tônica de um governo sem projeto

Paulo Guedes sobre divisão de recurso de petróleo: 'tá difícil'
Paulo Guedes sobre divisão de recurso de petróleo: 'tá difícil' (Foto: Reuters)

247 - O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, começa a entender a dificuldade em se governar um país do tamanho e da complexidade do Brasil. O conforto em se achar que a ideologia neoliberal resolve tudo vai dando lugar à realidade dos fatos e das pressões, políticas ou não. Recursos do petróleo estão sendo disputados "a tapa" por Estados e Municípios e o "compromisso" ultraliberal com o capital estremece - e gera tensões que, aparentemente, serão a tônica de um governo sem projeto.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca a fala de Guedes: "temos a concepção de que todo mundo está com problemas: Estados, municípios. Evidentemente, qualquer coisa que pudesse ser compartilhada, seria compartilhada (...) O problema é que a forma de fazer isso aparentemente não é trivial. A equipe atual está dizendo que você não consegue fazer isso sem atingir o teto de gastos do ano que vem. Aparentemente, eles vão tentar achar uma forma de fazer isso."

A matéria relembra que "tramita no Senado projeto que viabiliza um megaleilão do pré-sal que pode render R$ 100 bilhões segundo estimativa do governo. O texto da chamada cessão onerosa permite que outras empresas possam operar em blocos hoje controlados pela Petrobras. A previsão era votar o texto da cessão onerosa nesta terça-feira (27), mas, diante do impasse, a votação foi adiada."

 

 

Conheça a TV 247

Mais de Economia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247