PIB encolheu no 1º trimestre, diz FGV

Segundo dados da FGV, o Produto Interno Bruto (PIB)  recuou 0,1% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o último trimestre do ano passado, ampliando a possibilidade de que o Brasil entre em recessão técnica; considerando-se apenas o mês de março, houve quedas em relação a fevereiro deste ano (-0,4%) e a março de 2018 (-1,7%)

PIB encolheu no 1º trimestre, diz FGV
PIB encolheu no 1º trimestre, diz FGV (Foto: Reuters | PT)

Vitor Abdala, repórter da Agência Brasil - O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que soma todos os bens e serviços produzidos no país, recuou 0,1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado. O dado é do Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado hoje (17).

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, no entanto, houve alta de 0,5%. Considerando-se apenas o mês de março, houve quedas em relação a fevereiro deste ano (-0,4%) e a março de 2018 (-1,7%). No acumulado de 12 meses, houve alta de 0,9%.

Na passagem do último trimestre do ano passado para o primeiro trimestre deste ano, a queda de 0,1% foi puxada principalmente pelo recuo de 0,8% da indústria. A agropecuária teve queda de 0,3%. Por outro lado, os serviços evitaram queda maior, ao apresentar crescimento de 0,2%.

Sob a ótica da demanda, a queda foi puxada pelos investimentos, que recuaram 1,9%. As exportações também caíram (-1,4%). O consumo das famílias cresceu 0,3% e o consumo de governo, 0,4%. As importações cresceram 0,8%.

Leia mais sobre o assunto no Brasil 247.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247