PIB europeu cai e 6 países estão em recessão

Alm de Portugal e da Grcia, a Itlia, a Holanda, a Blgica e a Repblica Tcheca entraram nessa lista. O agravamento da crise europeia deve dificultar a retomada global, j que as importaes do bloco tendem a cair

PIB europeu cai e 6 países estão em recessão
PIB europeu cai e 6 países estão em recessão (Foto: Divulgação)

247 com agências internacionais – A economia europeia encolheu no quarto trimestre de 2011 pela primeira vez em mais de dois anos. Além de Portugal e da Grécia, mais quatro países entraram tecnicamente em recessão. A Itália (terceira economia da zona do euro), Holanda, Bélgica e República Tcheca (esta última, fora da moeda única) entraram nessa lista. O conjunto de seis países da UE agora em recessão representa cerca de um quarto do PIB total do bloco.

O PIB da União Europeia se contraiu em 0,3% nos últimos três meses de 2011 (resultado idêntico ao do bloco dos países que usam o euro), mostrando as dificuldades enfrentadas pelos países para conciliar crescimento com os cortes nos gastos públicos. A queda foi um pouco menor que a esperada por analistas. No início de 2009, o PIB da zona do euro caiu 2,7%.

Mesmo os países do norte do continente não passaram incólumes. A Alemanha, a maior economia da região, teve contração de 0,2% -a primeira em quase três anos-, e a Áustria, de 0,1%.

O agravamento da crise europeia deve dificultar a retomada global, já que as importações do bloco tendem a cair, o que pode também provocar uma queda nos preços das commodities.

Os 27 países da UE compraram 20,7% de tudo o que o Brasil exportou em 2011. O impacto nas commodities seria ainda maior, já que elas representam quase metade de tudo o que o país exporta.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247