Plantão é criado para esclarecer população sobre reforma da Previdência

Partidos de oposição à reforma da previdência, em conjunto com a Associação dos Economistas pela Democracia (ABDED) montaram um plantão de economistas e especialistas no assunto para assessorar os parlamentares e tirar dúvidas da população em geral a respeito dos malefícios contidos na proposta elaborada pelo governo Bolsonaro

Plantão é criado para esclarecer população sobre reforma da Previdência
Plantão é criado para esclarecer população sobre reforma da Previdência (Foto: Foto: Divulgação/RBA)

247 - Partidos de oposição à reforma da previdência, em conjunto com a Associação dos Economistas pela Democracia (ABDED) montaram um plantão de economistas e especialistas no assunto para assessorar os parlamentares e tirar dúvidas da população em geral a respeito dos malefícios contidos na proposta elaborada pelo governo Bolsonaro. 

Veja abaixo a nota elaborada pela oposição: 

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE

Partidos de oposição à reforma da previdência, em conjunto com a Associação dos Economistas pela Democracia (ABDED), porém aberto a parcerias com outras entidades críticas da atual proposta de reforma da previdência, propuseram, como contraponto ao Governo Federal, a realização de um plantão de economistas.


2. JUSTIFICATIVA DO PROJETO

A equipe econômica do Governo Federal anunciou que irá convocar uma dezena de economistas, de vários órgãos, para fazerem plantão na Câmara dos Deputados. O objetivo do governo é criar um centro de apoio aos parlamentares, no qual os economistas estarão à disposição para fornecer dados e informações relevantes para que os parlamentares se sintam mais confiantes na defesa das mudanças previdenciárias propostas. Além disso, foi noticiado que o governo irá disponibilizar um número de telefone para sanar dúvidas de parlamentares e jornalistas. Dito isso, é necessário que a oposição à reforma da previdência se organize para que não se consolide um clima de hegemonia da necessidade desta reforma da previdência. Essa organização se dará com a elaboração de um projeto similar ao do governo.


3. OBJETIVOS DO EVENTO

(i) Fornecer informações e dados para subsidiar o debate dos parlamentares e jornalistas.
(ii) Contrapor a tentativa do governo de criar um ambiente hegemônico em prol da reforma.
(iii) Sinalizar para a grande mídia, logo para o conjunto da sociedade, que um amplo grupo de economistas discorda, veementemente, da reforma previdenciária proposta na PEC 06/2019.

4. DETALHAMENTO DAS AÇÕES

(i) O plantão de economistas e demais técnico funcionará, em dois turnos, às terças, quartas e quinta-feiras, das 10:00 às 19:00 horas.
(ii) Pretende-se que esteja disponível, ao menos, um economista por turno.
(iii) O atendimento ocorrerá no café do salão verde e, caso necessário, o PSOL poderá disponibilizar local reservado para os economistas e técnicos atenderem aos jornalistas e parlamentares.
(vii) Está em elaboração uma cartilha com os principais dados e dúvidas sobre a reforma previdenciária para subsidiar e alinhar a argumentação dos muitos economistas que participarão do projeto.
(viii) O plantão será inaugurado no dia 14/05.
(ix) A depender da relevância e oportunidade, aproveitar a disponibilidade dos economistas envolvidos para a realização de audiências públicas e seminários.


5. AGENDA DA PRIMEIRA SEMANA
DIA 14/05
Manhã e Tarde: Alexandre Motta e, a depender da disponibilidade, Eduardo Fagnani
DIA 15/05
Manhã: Esther Bemerguy e Alexandre Motta
Tarde: André Calixtre, Esther Bemerguy e Alexandre Motta
DIA 16/05
Braulio Cerqueira

6. PUBLICO ALVO
Parlamentares, jornalistas e outros formadores de opinião.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247