“Podres de ricos investem no desastre social”, diz especialista em concentração de riqueza

Em entrevista ao Jornal Extra Classe, o economista, professor e um dos mais respeitados pesquisadores sobre a concentração de riqueza no mundo, Antonio David Cattani, argumenta que "a concentração de renda com a existência de multimilionários é nefasta para a economia e para a democracia"; segundo ele, ricos fazem um discurso em defesa da concentração de renda porque "querem apenas justificar seus rendimentos e seus privilégios"

2013.09.13 - Porto Alegre/RS/Brasil - Entrevista exclusiva com o professor doutor em Sociologia Antonio David Cattani. Foto: Ramiro Furquim/Sul21.com.br
2013.09.13 - Porto Alegre/RS/Brasil - Entrevista exclusiva com o professor doutor em Sociologia Antonio David Cattani. Foto: Ramiro Furquim/Sul21.com.br (Foto: Gisele Federicce)

247 - Em entrevista ao Jornal Extra Classe, reproduzida no Diário do Centro do Mundo, o economista, professor e um dos mais respeitados pesquisadores sobre a concentração de riqueza no mundo, Antonio David Cattani, defende que “podres de ricos investem no desastre social”.

Em seu novo livro, "Ricos, podres de rico" (Tomo Editorial, 64 páginas), ele argumenta que "a concentração de renda com a existência de multimilionários é nefasta para a economia e para a democracia".

"Para a democracia parece evidente, gera corrupção, tráfico de influência. Mas na economia persiste uma discussão sobre a importância de se acumular riqueza antes de distribuí-la. Em outras palavras, a tese de que a concentração de renda criaria mecanismos de maior eficiência econômica para investimentos produtivos que gerassem mais empregos e oportunidades", explica.

"Bem, dez anos depois posso afirmar que isso é uma falácia. Uma mentira deslavada. Um discurso dos ricos, que querem apenas justificar seus rendimentos e seus privilégios", constata.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247