Reforma da Previdência 'vai destruir um sistema absolutamente eficiente', diz professora da UFRJ

A professora e economista Denise Gentil, especialista em Previdência Social, criticou, em entrevista à TV 247, a proposta de reforma previdenciária apresentada pelo governo; "De qualquer ponto de vista que você pegue para justificar a proposta que foi feita pelo ministro Guedes, ela é absolutamente desastrosa para o país", constatou; assista

247 - A economista e professora da UFRJ Denise Gentil, especialista em Previdência Social, falou à TV 247 sobre a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e em tramitação no Congresso. Na entrevista, ela esclareceu o funcionamento do sistema previdenciário e ressaltou a importância social da Previdência.

Denise Gentil classificou o sistema previdenciário brasileiro como "excelente" e pontuou aspectos positivos de seu funcionamento. "A Previdência que nós temos é excelente, tem uma capacidade de cobertura de 82% dos idosos, tem uma enorme contribuição para a redução da pobreza, para o combate das desigualdades sociais, é uma contribuição solidária em que contribui o empresário, empregador, trabalhador e Estado, é essa solidariedade que faz com que se gere o mínimo de sobrevivência para todos, pelo menos um salário mínimo".

Segundo ela, poucas sociedades no mundo tiveram uma Previdência Social tão positiva quanto a do Brasil. "Nós temos um guarda-chuva de benefícios que é resultado de uma contribuição tripartite, de empresários, trabalhadores e do Estado, para formar um Welfare State, não é ainda como foi um dia o Walfare State europeu, mas assegura condições de vida muito importantes para a população brasileira. Foi uma conquista histórica, uma conquista que poucas sociedades do terceiro mundo tiveram. É esse sistema, de resultados extremamente importantes, tanto em termos de combate da desigualdade social como combate à fome, que está sendo destruído por uma reforma".

Ainda que a reforma tenha perdido um pouco de seu caráter inicial, a economista afirmou que, mesmo assim, ela irá destruir o sistema previdenciário. "Por mais que o relatório tenha sido amenizador da crueldade que estava se propondo, era uma brutalidade sem tamanho que foi proposta, sem base econômica alguma, as teses sobre a reforma da Previdência são desastrosas do ponto vista teórico, empírico, de qualquer ponto de vista que você pegue para justificar a proposta que foi feita pelo ministro Guedes é absolutamente desastrosa para o país. Vai destruir um sistema absolutamente eficiente, e conquistado democraticamente", alertou.

Denise Gentil também lembrou um pouco da luta dos brasileiros pela Previdência Social e enalteceu a importância de mobilizações como a greve geral do dia 14 de junho para resistir ao projeto. "Eu defendo muito esse sistema, defendo muito os direitos sociais que saltaram da Constituição de 88, eu acho que os trabalhadores têm que ir para a rua e defender com unhas e dentes esse legado, foi um legado que nos custou muitas vidas, custou uma história de luta e de sofrimento para duas ou três gerações no passado para chegarmos até esse resultado fantástico que nos deu a Seguridade Social".

Inscreva-se na TV 247 e assista à entrevista na íntegra:

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247