TCU recomenda que privatizações comecem pelas estatais 'menos polêmicas'

O TCU recomendou que o processo de privatizações idealizado pela equipe econômica do governo Jair Bolsonaro seja iniciado pelas estatais "menos polêmicas", evitando chamar a atenção da opinião pública para o assunto; "Apesar de acolher a sugestão do TCU, o ministro da Economia e seus assessores ainda acham que precisam de pelo menos uma estatal de porte no topo da lista de privatizações deste ano para mostrar aos agentes econômicos a disposição do novo governo em relação ao assunto", destaca o jornalista Tales Faria

TCU recomenda que privatizações comecem pelas estatais 'menos polêmicas'
TCU recomenda que privatizações comecem pelas estatais 'menos polêmicas'

247 - O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que o processo de privatizações idealizado pela equipe econômica do governo Jair Bolsonaro seja iniciado pelas estatais "menos polêmicas", evitando chamar a atenção da opinião pública para o assunto. "No caso das privatizações, são consideradas mais simples e imediatas pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, a Lotex, a Casa da Moeda, da Valec (Engenharia e construção de Ferrovias) e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL). A Lotex já está com leilão marcado pelo BNDES para 26 de março", diz o jornalista Tales Faria em seu blog.

Nesta direção, ministros e técnicos do TCU têm realizado reuniões constantes com membros do governo "numa estratégia de ação preventiva contra erros nos procedimentos de licitações e contratos público", observa o jornalista. "Apesar de acolher a sugestão do TCU, o ministro da Economia e seus assessores ainda acham que precisam de pelo menos uma estatal de porte no topo da lista de privatizações deste ano para mostrar aos agentes econômicos a disposição do novo governo em relação ao assunto", ressalta.

"No final do governo Bolsonaro, Guedes e sua equipe estimam que sobrarão como estatais apenas Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Mesmo assim, bastante enxutas. Na campanha eleitoral, o "Posto Ipiranga do então candidato anunciou a meta de arrecadação de R$ 1 trilhão durante ao longo do governo", diz Farias.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247