Tombini: Inflação deve voltar a cair ao longo do ano

Em nota, presidente do Banco Central afirma que a inflação tem mostrado resistência em curto prazo, mas que as perspectivas indicam retomada da tendência declinante em 2013

Tombini: Inflação deve voltar a cair ao longo do ano
Tombini: Inflação deve voltar a cair ao longo do ano (Foto: Antonio Cruz/ABr)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A inflação mostra resistência em curto prazo, mas as perspectivas indicam retomada da tendência declinante ao longo de 2013, avaliou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini. Ele divulgou nesta quinta-feira 10 nota para comentar a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano passado.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA fechou 2012 em 5,84%. Na nota, o presidente do BC destacou que a meta de inflação foi cumprida pelo nono ano consecutivo. A taxa ficou dentro do intervalo de tolerância de 2,5% a 6,5%, mas acima do centro da meta de 4,5%.

Tombini ressaltou ainda que, em relação a 2011, quando o IPCA ficou no teto da meta (6,5%), houve recuo. "Não obstante, na segunda metade de 2012, observaram-se pressões de preço decorrentes de choques desfavoráveis no segmento de commodities agrícolas, dentre outros fatores", disse.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email