CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Vale alerta para risco de ruptura de nova barragem em Minas

A Vale informou ao Ministério Público nesta quinta-feira (16) que detectou uma movimentação na mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, Minas Gerais, e que existe o risco de ruptura nos próximos dias; segundo os dados dos radares instalados no local, de acordo com a empresa, existe a possibilidade de deslizamento de uma parte dessa mina; mineradora detectou o movimento na última segunda e disse que se a velocidade se mantiver, a ruptura do talude pode acontecer entre os dias 19 e 25 de maio

Vale alerta para risco de ruptura de nova barragem em Minas
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Do Infomoney - A Vale (VALE3 +0,48%) informou ao Ministério Público nesta quinta-feira (16) que detectou uma movimentação na mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, Minas Gerais, e que existe o risco de ruptura nos próximos dias.

Segundo os dados dos radares instalados no local, de acordo com a empresa, existe a possibilidade de deslizamento de uma parte dessa mina. A mineradora detectou o movimento na última segunda e disse que se a velocidade se mantiver, a ruptura do talude pode acontecer entre os dias 19 e 25 de maio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Talude é uma estrutura que se forma ao redor da cava, que é de onde se retira o minério de ferro. "O que pode acontecer é que, caso o talude caia dentro da cava, haja um abalo sísmico que possa afetar a barragem", disse o coordenador adjunto da Defesa Civil, Flávio Godinho.

Com a notícia, as ações da Vale, que até então operavam em alta, viraram para forte queda na bolsa. Em cerca de 35 minutos, os papéis desabaram 4%, passando a operar com perdas de mais de 2%. Na mínima do dia, as ações caíram 3,27%, cotadas a R$ 46,38.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Ministério Público pediu ainda que a companhia mantenha a população informada sobre os riscos e forneça apoio logístico, psicológico, médico, além de alimentação para quem corre o risco de ser atingido.

A barragem é do mesmo tipo da de Brumadinho, que se rompeu em 25 de janeiro, deixando 240 mortos e 32 desaparecidos, segundo a Defesa Civil. Além disso, esta estrutura foi uma das dez que a Vale prometeu desmontar após a tragédia de janeiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO