CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Venda de veículos novos subiu 2,56% em junho

Elevação foi registrada ante maio; já em comparação com o mesmo mês do ano passado, licenciamentos tiveram queda de 19,16%, somando 171.792 veículos novos; "Já estamos notando uma melhora nos índices de confiança, tanto por parte de consumidores como de investidores, mas não imaginamos grandes mudanças nos dados do setor até que o cenário político se defina. Os números do setor apontam que retornamos uma década em resultados de vendas", disse o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr

Elevação foi registrada ante maio; já em comparação com o mesmo mês do ano passado, licenciamentos tiveram queda de 19,16%, somando 171.792 veículos novos; "Já estamos notando uma melhora nos índices de confiança, tanto por parte de consumidores como de investidores, mas não imaginamos grandes mudanças nos dados do setor até que o cenário político se defina. Os números do setor apontam que retornamos uma década em resultados de vendas", disse o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr (Foto: Aquiles Lins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em junho subiram 2,56 por cento sobre maio, mas seguiram mostrando queda de dois dígitos sobre um ano antes, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela associação de concessionários, Fenabrave.

Os licenciamentos em junho somaram 171.792 veículos novos, queda de 19,16 por cento sobre o mesmo mês do ano passado. Com o resultado, as vendas acumuladas na primeira metade do ano foram de 983.599 unidades, queda de 25,4 por cento sobre o primeiro semestre de 2015.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pela média de dias úteis, os emplacamentos de junho seguiram mostrando fraqueza do mercado, sendo equivalentes a 7,8 mil unidades ante cerca de 8 mil em maio.

"Já estamos notando uma melhora nos índices de confiança, tanto por parte de consumidores como de investidores, mas não imaginamos grandes mudanças nos dados do setor até que o cenário político se defina. Os números do setor apontam que retornamos uma década em resultados de vendas", disse em comunicado à imprensa o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A entidade manteve suas projeções para as vendas de veículos novos este ano, de queda de 20 por cento em automóveis e comerciais leves e de 23 por cento em caminhões. "Essas projeções já consideram uma melhora no quadro geral da economia e do setor, pois, se os dados se mantivessem como no início do ano, os resultados seriam piores", disse Assumpção Júnior.

Considerando apenas caminhões, um dos termômetros do nível de confiança na economia, as vendas subiram 3,15 por cento sobre maio, mas recuaram 32,5 por cento na comparação com o mesmo mês de 2015, para 4.188 unidades. No semestre, as vendas do segmento tiveram tombo de quase 32 por cento, para 25,4 mil caminhões.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No segmento de carros e comerciais leves, as vendas somaram 166.410 unidades, alta mensal de 2,6 por cento e queda anual de 8,5 por cento.

O automóvel mais vendido no mês passado foi o hatch compacto Onix; da General Motors, com 11.566 emplacamentos, seguido pelo rival HB20, da Hyundai, com 9.533 licenciamentos; e Sandero, da Renault, com vendas de 6.013 unidades.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No acumulado do semestre, Onix e HB20 ficaram com a primeira e segunda posições do ranking, respectivamente, com emplacamentos de 68.535 e 55.922 unidades; seguidos pelo compacto Ka, da Ford, com 34.571 vendas.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO