Vendas no varejo crescem mais de 7% no bimestre

Comparação é feita com os dois primeiros meses do ano passado; dados do IBGE, indicam, porém, que na série ajustada sazonalmente o crescimento de janeiro para fevereiro deste ano foi apenas 0,2%

Vendas no varejo crescem mais de 7% no bimestre
Vendas no varejo crescem mais de 7% no bimestre (Foto: Thyago Arruda / 247 - 04.08.2011)

Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil

As vendas no comércio varejista do país cresceram nos dois primeiros meses do ano 7,4% em comparação ao acumulado no primeiro bimestre do ano passado, portanto na série livre de ajuste sazonal. Em relação a fevereiro de 2013, a expansão foi 8,5%, o que levou o crescimento acumulado dos últimos 12 meses (a taxa anualizada) a uma alta de 5% sobre o mesmo período anterior.

Na mesma base de comparação (bimestre contra o mesmo período do ano anterior), a receita nominal de vendas do comércio varejista expandiu 13,9%, caindo para um crescimento de 13,3% em relação a fevereiro do ano passado e para 12,3% na taxa anualizada.

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam, porém, que na série ajustada sazonalmente o crescimento de janeiro para fevereiro deste ano foi apenas 0,2%, tanto em volume de vendas quanto em receita nominal.

Nessa base de comparação, o volume de vendas cresceu pelo segundo mês consecutivo, e a receita nominal evolui positivamente desde junho de 2012. Quanto à média móvel, para o volume de vendas a variação foi 0,1%, enquanto a receita cresceu 0,6%.

Os dados do IBGE indicam, por outro lado, que o comércio varejista ampliado (varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção) voltou a registrar queda de 1,6% em fevereiro para o volume de vendas, e de menos 0,8 para a receita nominal, comparativamente a janeiro - na série com ajuste sazonal.

Na série sem ajuste, quando a comparação se dá com o mesmo período do ano passado, em fevereiro deste ano houve crescimento no comércio varejista ampliado de 8,4% para o volume de vendas e de 13,3% na receita nominal. No bimestre, a alta acumulada foi 6,5%, caindo para 3,9% nos últimos 12 meses, para o volume de vendas, e 11,5% e 9,4% para a receita nominal, respectivamente.

Vendas do comércio crescem em todos os estados em fevereiro

O expressivo crescimento de 8,5% nas vendas do comércio varejista do país em fevereiro deste ano, comparativamente a fevereiro do ano passado, reflete aumento no volume de vendas em todas as 27 unidades da Federação.

O destaque, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou com Alagoas, onde o crescimento das vendas chegou a 18,1%; seguido do Tocantins (16,3%); Maranhão (15,9%); da Bahia (15,7%); e do Acre (15,6%).

No que diz respeito à contribuição para a taxa global, no entanto, a maior influência foi exercida pelo comércio varejista de São Paulo, apesar de a expansão do estado ter sido bem menor (8,5%), vindo em seguida Bahia, Minas Gerais (com crescimento de 7,0%), Rio de Janeiro (5,1%) e Rio Grande do Sul (8,7%).

Os resultados com ajuste sazonal (de fevereiro comparado a janeiro deste ano), tiveram alta de 0,2%, mas houve crescimento nas vendas do comércio em apenas 16 dos 27 estados, com as maiores variações positivas ficando com o Amapá (3,8%), seguido do Pará (2,4%), de Mato Grosso (2,1%), do Ceará (1,8%) e de Alagoas (1,5%).

Já as maiores quedas foram registradas no Amazonas (-4,0%); na Paraíba (-2,7%); no Espírito Santo (-2,0%) e no Rio de Janeiro (-1,8%).

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247