Zona do Euro vota hoje ajuda à Grécia

A liberao dos 130 bilhes de euros est condicionada imposio de uma economia de 3,2 bilhes de euros para 2012 pelo pas e baixa de 22% do salrio mnimo

Zona do Euro vota hoje ajuda à Grécia
Zona do Euro vota hoje ajuda à Grécia (Foto: YIORGOS KARAHALIS/REUTERS)

247 com agências internacionais - Ministros das Finanças da zona do euro devem aprovar na segunda-feira o novo pacote de resgate à Grécia, apesar de detalhes finais ainda não estarem fechados, disse neste domingo a ministra das Finanças da Áustria, Maria Fekter.

No sábado, o gabinete grego aprovou um conjunto final de medidas de austeridade exigido pela União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI) como condição para um pacote de resgate de 130 bilhões de euros.

Cerca de mil e quinhentas pessoas se reuníram diante do parlamento grego, no centro da capital Atenas, para protestar contra o novo plano de rigor que deve ser implantando no país em troca da liberação dos bilhões suplementares de ajuda financeira. As intensas manifestações acontecem há uma semana.

O foco dos protestos está especialmente na previsão de baixa de 22% do salário mínimo adotada pelo governo de coalisão grego. O memorando negociado na semana passada entre os credores gregos, a União Europeia e o FMI (Fundo Monetário Internacional) implica na imposição de uma economia de 3,2 bilhões de euros para 2012 no país – condição imposta para a liberação dos fundos que pode ser a salvação da Grécia.

Os Estados Unidos apoiarão a ideia de um novo empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) à Grécia após o acordo entre a classe política grega e a União Europeia relativo a novas reformas econômicas no país, anunciou neste domingo o secretário do Tesouro, Timothy Geithner.

Conheça a TV 247

Mais de Economia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247