TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    "O Brasil não tem uma direita civilizada", diz Paulo Nogueira Batista Júnior

    Economista afirma que a direita supostamente civilizada é a que patrocina a estagnação brasileira

    (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | ABR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – Durante uma entrevista concedida ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, o economista Paulo Nogueira Batista Júnior expressou sua visão sobre a direita brasileira, afirmando que ela não é "civilizada" e é também responsável pela estagnação do País, numa resposta aos editoriais que pedem o surgimento de uma nova direita no Brasil, que seria supostamente encarnada pelo governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, após a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, político de extrema direita que presidiu o Brasil entre 2019 e 2022.

    O economista também destacou a necessidade de comemorar os resultados econômicos do governo Lula, porém sem exageros. Segundo ele, a reforma tributária não terá efeitos imediatos e é importante reconhecer que a queda da inflação é resultado de decisões tomadas pelo presidente Lula, da supersafra e da diminuição dos preços das commodities. O economista também apontou o aumento da taxa de juros real pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nos últimos meses, uma vez que houve redução da inflação. Nogueira Batista Júnior ressaltou que o maior risco fiscal atualmente está nas ações do Banco Central.

    Riscos da conciliação – Além disso, o economista alertou para o risco de conformismo diante de um crescimento mediano e afirmou que os resultados da conciliação de classes são limitados. Ele destacou a importância de enfrentar os super-ricos e criticou a suposta direita civilizada, que, segundo ele, é responsável pela estagnação do Brasil e pela concentração de renda. "Para os ricos, o Brasil é um paraíso rentista e também um paraíso fiscal", diz ele.

    O economista também enfatizou a centralidade da questão ecológica, mas afirmou que a transição ecológica por si só não resolve os problemas de desenvolvimento. Ele ressaltou a importância de cuidar do meio ambiente, mas enfatizou que cuidar das pessoas é ainda mais importante. O economista concluiu a entrevista afirmando que a direita brasileira não é civilizada, argumentando que a visão liberal é incompatível com o desenvolvimento. Assista:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: