9 jeitos de curtir o fim do ano na Holanda

Celebrações como a chegada de Sinterklaas, o Mercado de Natal de Maastricht e o Festival de Luzes de Amsterdã convidam visitantes a curtir o fim de ano no verdadeiro "Dutch Style"

9 jeitos de curtir o fim do ano na Holanda
9 jeitos de curtir o fim do ano na Holanda

Sinterklaas, 5 de dezembro

Sinterklaas, o São Nicolau holandês, chega todo ano de barco a várias cidades holandesas, acompanhado de seus ajudantes, chamados Zwart Piet. Cada cidade prepara sua festa para receber Sinterklaas e os Zwart Piet, com desfiles e muitos doces para as crianças. Na noite de 5 de dezembro, os holandeses se reúnem para a troca de presentes no tradicional amigo secreto, no qual a pessoa sorteada ganha um poema. Leia mais

Amsterdam Light Festival até 17 de janeiro

Durante o Amsterdam Light Festival, há show de luzes pelo rio Amstel, nos canais de Amsterdã, onde artistas locais e internacionais expõem seus trabalhos.

 

Mercado de Natal de Maastricht - de 29 de novembro a 30 de dezembro

É possível curtir Maastricht o ano inteiro, mas a cidade fica mais mágica no fim do ano, quando vários mercados de Natal, com o tema Magical Maastricht, são realizados em toda a cidade. O centro fica iluminado de forma a interconectar praças e ruas para celebrar o clima natalino. A Praça Vrijthof é o centro do evento, com muitas barracas de natal e uma pista de patinação. Veja mais informações.

Gouda by Candlelight - 11 de dezembro

A Noite de Velas de Gouda, a uma hora de trem de Amsterdã, é repleta de tradições. A cidade famosa por seus queijos é ocupada por inúmeras velas acesas e corais natalinos. A celebração principal ocorre na praça do mercado central, em frente à prefeitura, onde os postes de iluminação são desligados e a noite fica iluminada pelas velas colocadas nas janelas ao redor da praça. O prefeito faz um breve discurso e acende uma enorme árvore de Natal enfeitada com milhares de luzes, criando uma atmosfera realmente mágica. A árvore de Natal é dada de presente todos os anos pela cidade-irmã norueguesa de Kongsberg.

Esculturas de gelo em Zwolle - 12 de dezembro a 24 de janeiro

No inverno, o centro de Zwolle é cenário de esculturas de neve e gelo. Artistas holandeses e internacionais usam cerca 250 mil quilos de gelo e neve para criar suas obras, que são exibidas na praça Rodetorenplein. Um mercado de inverno, rampas de patinação e até mesmo um hotel de gelo fazem parte do evento. Leia mais

Glass House – 18 a 24 de dezembro

Todos os anos, próximo ao Natal e em cidades diferentes, uma das maiores estações de rádio da Holanda (3 FM) organiza aGlass House, onde três DJs famosos são trancados dentro da casa de vidro por seis dias. A campanha, também chamada de3FM Serious Requst, arrecada fundos para projetos da Cruz Vermelha. Os ouvintes fazem doações e pedem as músicas favoritas e ficam atentos ao rádio e TV para saber o valor arrecadado.

Festival Dickens - 19 e 20 de dezembro

O Festival Dickens enche todo o centro de Deventer, uma das cidades mais antigas da Holanda, com o clima emocionante do Natal. Cerca de 900 personagens dos livros de Charles Dickens, escritor britânico do século XIX, ganham vida durante o evento. O tempo romântico de Dickens se torna realidade não apenas nas ruas, mas também nas casas e nas pequenas lojas e galerias, que ficam abertas e com entrada gratuita.

Celebre a chegada de 2016 na Holanda!

Experimente iguarias holandesas típicas da temporada, como o oliebollen, bolinhas fritas feitas de massa tradicionais e passas, decoradas com açúcar, e os apple turnovers, os famosos pastéis de maçã. Aproveite o show de fogos de artifício! Os holandeses amam festas e o Réveillon é uma comemoração especial.

Tradição de Ano Novo – 1° de janeiro

O mergulho de Ano Novo é uma tradição na Holanda desde 1960. Cerca de 10 mil pessoas mergulham na praia de Scheveningen, em Haia, mas há mais de 60 locais no país onde se pode pular no mar ou em um lago no primeiro dia do ano. Para os holandeses, o mergulho gelado é a melhor maneira de começar o ano renovado. Mais informações

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247