ACM Neto, a última esperança do DEM

Partido que já havia perdido Arruda e sofrido debandada de quadros para o PSD agora sofre novo golpe com a desmoralização da Demóstenes; dos candidatos a prefeito, neto de ACM é o mais competitivo; mas isso basta para renovar o partido?

ACM Neto, a última esperança do DEM
ACM Neto, a última esperança do DEM (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Romulo Faro_Bahia 247

Não foi à toa que o senador e presidente nacional do DEM Agripino Maia veio a Salvador na reunião que buscou o máximo de apoio possível das oposições em torno da candidatura do deputado ACM Neto à prefeitura do Salvador.

Em entrevista exclusiva ao Bahia 247, inclusive, Agripino não escondeu a importância da candidatura de Neto. “Primeiro porque Salvador é a terceira capital do Brasil. Depois porque ACM Neto é o líder do partido na Câmara. É um valor político que o DEM oferece à cidade do Salvador. Além disso, é importante para o DEM conquistar a terceira maior capital do país”, disse o líder democrata na oportunidade.

Pois é. Depois da debandada de quadros para diversos partidos, mas, principalmente, para o PSD – partido recém-criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também ex-democrata – vêm os escândalos envolvendo o agora ex-senador Demóstenes Torres, que foi cassado na quarta-feira (11), depois de denúncias de envolvimento no esquema contraventor do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

E agora, o que resta ao DEM? Ganhar a prefeitura de Salvador. Principalmente. Além de dar uma moral em nível nacional, como já ressaltou Agripino Maia, ACM neto e o DEM ganhariam também um pouco de auto estima diante dos diversos democratas (inclusive deputados, vereadores e prefeitos interior a fora). Hoje o DEM não tem nenhum vereador na Câmara e conta com três deputados estaduais.

Estratégia

Uma das movimentações mais surpreendentes na corrida pelo Palácio Thomé de Souza, pelo menos até então, foi a escolha da candidata a vice-prefeita da coligação “É hora de defender Salvador” (DEM-PV-PSDB-PPS-PTN), encabeçada ela candidatura de ACM Neto. A professora Célia Sacramento foi indicada por unanimidade no PV e aceita de pronto pelos democratas.

É aí que ACM Neto dá um passo firme na caminhada. Apesar de ser considerado o favorito nas campanhas (antes da entrada de Mário Kertész – PMDB no páreo), o democrata ainda sente o peso do reflexo da imagem de um político ‘engomadinho’, principalmente nas áreas periféricas de Salvador.

Inverossímil seria dizer que Neto é um sujeito antipático. Ora, ele fala bem, tem carreira política precocemente boa em sua atuação parlamentar e, ainda a seu favor, goza de boa parte dos eleitores que simpatizam com o chamado ‘carlismo’, era da política baiana que teve como mártir seu avô, o ex-senador e ex-governador Antônio Carlos Magalhães.

É exatamente para quebrar o ‘gelo’ que cerca o ACM Neto demasiadamente sério e ‘pesado’ que Célia Sacramento, professora com boa aceitação nas camadas sociais de classe mais baixa e de atuação admirável em prol dos movimentos negros, foi indicada para sua vice.

Mais uma notícia boa notícia para ACM Neto. Já se ouve em Salvador rumores de que sua popularidade vai ser mais alta nas próximas pesquisas.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247