CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

ACM Neto promete melhorar mobilidade com BRT

"Salvador dará mais um grande salto na área de mobilidade, com a implantação dos corredores exclusivos de mais um modal de transporte: o BRT, que ficará localizado no coração do sistema viário da cidade", disse nesta terça-feira o prefeito ACM Neto, na cerimônia de lançamento do edital de licitação para escolha da empresa que vai executar a primeira etapa da obra; "Este projeto foi compreendido para fazer a integração entre os dois principais centros econômicos da cidade: o Centro Histórico e a região do Iguatemi. É importante lembrar que em 2013 o trânsito era caótico e o transporte coletivo bastante precário, e que já foi realizado um conjunto de ações para melhorar a mobilidade dos cidadãos", disse o prefeito

"Salvador dará mais um grande salto na área de mobilidade, com a implantação dos corredores exclusivos de mais um modal de transporte: o BRT, que ficará localizado no coração do sistema viário da cidade", disse nesta terça-feira o prefeito ACM Neto, na cerimônia de lançamento do edital de licitação para escolha da empresa que vai executar a primeira etapa da obra; "Este projeto foi compreendido para fazer a integração entre os dois principais centros econômicos da cidade: o Centro Histórico e a região do Iguatemi. É importante lembrar que em 2013 o trânsito era caótico e o transporte coletivo bastante precário, e que já foi realizado um conjunto de ações para melhorar a mobilidade dos cidadãos", disse o prefeito (Foto: Romulo Faro)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247 - "Salvador dará mais um grande salto na área de mobilidade, com a implantação dos corredores exclusivos de mais um modal de transporte: o BRT (Bus Rapid Transit), que ficará localizado no coração do sistema viário da cidade", disse nesta terça-feira (14) o prefeito ACM Neto (DEM), na cerimônia de lançamento do edital de licitação para escolha da empresa que vai executar a primeira etapa da obra.

O investimento para esta fase será de R$ 408 milhões. Esse trecho terá corredores exclusivos que vão ligar o Parque da Cidade à região da rodoviária, na estação do metrô que já está em construção pela CCR, fazendo a integração com os modais. O edital já está disponível na Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), e a intervenção será coordenada pela Semob (Secretaria de Mobilidade), com a execução a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). A obra começa pela construção de um viaduto na região do Parque da Cidade. Nesse trecho serão, três viadutos no total.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Este projeto foi compreendido para fazer a integração entre os dois principais centros econômicos da cidade: o Centro Histórico e a região do Iguatemi. A medida segue, inclusive, o que está previsto no PDDU e na Louos, que é a descentralização de serviços e setor econômico para os bairros. É importante lembrar que, em 2013, o trânsito era caótico e o transporte coletivo bastante precário, e que já foi realizado um conjunto de ações para melhorar a mobilidade dos cidadãos. Além da obra da primeira etapa, estamos trabalhando também para conseguir a primeira parcela e iniciar a obra para o trecho 2 ainda este ano de 2017", disse o prefeito.

Detalhes do projeto

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nas duas etapas, o projeto será implantado ao longo do corredor formado pela Avenida Vasco da Gama, Rua do Lucaia, Avenida Juracy Magalhães e Avenida ACM, se estendendo desde a entrada da Estação da Lapa até a Estação de Integração Iguatemi (metrô/BRT), na região próxima ao atual Shopping da Bahia. As intervenções preveem o aproveitamento das vias de ônibus convencionais já existentes ao longo da Avenida Vasco da Gama, adaptando-a para uso do BRT. Nos demais trechos serão implantados novas vias exclusivas para o sistema.

Entre os itens que serão construídos está o corredor exclusivo para os veículos do sistema BRT, além de melhorias no sistema viário, com implantação de faixas de fluxo contínuo nas avenidas Juraci Magalhães e ACM. A lista engloba ainda as estações do sistema BRT, complexos de viadutos nos principais locais de cruzamento viário ao longo do corredor, obras de macrodrenagem, urbanização e paisagismo ao longo do corredor de transporte e implantação de ciclovias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Execução

Com a conclusão da primeira etapa, com obras que devem durar 28 meses após a assinatura do contrato com a empresa ou consórcio que vencer a licitação, os corredores exclusivos serão ocupados por ônibus comuns. Com a conclusão da segunda etapa, os corredores serão utilizados pelos veículos do sistema BRT, que serão do tipo ônibus articulados com capacidade nominal para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23m, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A intenção é de que com o BRT, o tempo de percurso seja menor, garantindo mais rapidez e conforto aos usuários. A previsão é de que o trecho entre o Iguatemi e a Lapa seja feito em 16 min, com velocidade média de 34,5 km/h, o que representa redução de tempo de 37%. Da Pituba para o Iguatemi e vice-versa, a previsão de percurso é de 7 min, com velocidade de 37,4 km/h e redução de tempo de até 69%. Da Lapa para a Pituba, também devem ser gastos 16 min, com velocidade de 35,9 km/h e redução de tempo de 42%.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO