Amigos do Facebook ajudam indecisos na hora de comprar

Ferramenta permite postar produtos e perguntar qual é a melhor opção diretamente no perfil da rede social. 92% confiam nas opiniões de amigos e familiares

Amigos do Facebook ajudam indecisos na hora de comprar
Amigos do Facebook ajudam indecisos na hora de comprar (Foto: Shutterstock)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Luciane Macedo _247 - Sabe aquele email ou tuitadinha que você envia a algum amigo ou familiar perguntando sobre um produto, uma marca, uma grife ou mesmo um site de compras? Natural recorrer à opinião deles para resolver dilemas de compra. Afinal, eles estão em nosso círculo mais próximo de relações.

Não raro, também conhecemos, e temos em nossa rede de contatos, especialistas em diversos assuntos. Eles podem ajudar a decidir uma compra com a precisão de quem tem, efetivamente usa ou já experimentou um produto ou marca. Reclamações de consumidores arrependidos, que saltam aos olhos nos sites especializados, podem ser corroboradas por alguém próximo, como também encontrar seu contraponto natural em amigos que nunca tiveram qualquer problema.

Se um comparador de preços mostra rapidamente onde pagar mais barato, é a rede de contatos que entra em cena para ajudar a fazer uma escolha. O fator decisivo, neste caso, não é a economia, mas a confiança. Pesquisa da Nielsen mostrou que 92% dos consumidores entrevistados confiam na recomendação de amigos e familiares antes de efetuar uma compra.

O problema de consultar os amigos online é a praticidade, que deixa a desejar. No Twitter, 140 caracteres podem passar batidos na avalanche instantânea de informações. Um email pode demorar horas ou até dias para ser respondido por todos, e muita gente detesta aqueles emails que vão para várias pessoas ao mesmo tempo.

Já no Facebook, a rede social mais popular entre os brasileiros, fica bem mais fácil aglutinar os amigos e gerar discussões que possam ajudar a decidir uma compra. O Zoom uniu a rapidez e praticidade de seu comparador de preços à facilidade de comunicação no Facebook e criou a ferramenta "perguntar aos amigos".

Este modelo ou aquele de smartphone? Qual é a melhor máquina fotográfica, uma que está em lançamento, ou a concorrente, que tem 6 meses no mercado? Vale a pena pagar um pouco mais caro por um tablet top de linha ou é melhor um muito parecido, só que bem mais barato? Alguém comprou e não gostou ou recomendaria um outro produto por algum motivo? E aquele site de compras, alguém já usou, é confiável?

Quando está pesquisando preços no Zoom, o internauta pode selecionar produtos, postá-los diretamente em seu perfil e "perguntar aos amigos" qual seria a melhor opção de compra, adicionando as perguntas que desejar. Quem responde também pode votar nos produtos selecionados, indicando qual prefere. Além de aparecer no perfil do Facebook, as consultas também ficam guardadas na conta do Zoom, para um fácil e rápido acesso posterior.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247