Amorim aponta o alto índice de analfabetismo em Sergipe

Dados do Instituto Brasileiro e Estatística (IBGE) mostram que Sergipe tem 273 mil analfabetos. A maior concentração de analfabetos está na zona rural, com 35,88%. O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) ampliou essa problemática no Plenário do Senado; para ele “não são dados para serem comemorados de maneira nenhuma, em verdade, o número de analfabetos continua alto”

Sessão 
Sessão  (Foto: José Barbacena)

Sergipe 247 - Dados do Instituto Brasileiro e Estatística (IBGE) mostram que Sergipe tem 273 mil analfabetos. A maior concentração de analfabetos está na zona rural, com 35,88%. O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) ampliou essa problemática no Plenário do Senado. Para ele “não são dados para serem comemorados de maneira nenhuma, em verdade, o número de analfabetos continua alto”, disse.

“Embora dados do IBGE mostrem que Sergipe tem uma das menores taxas de analfabetismo do Nordeste, perdendo apenas para a Bahia e Pernambuco, o fato que mais chama atenção é que, no período de 10 anos, a diminuição no número de pessoas que não sabem ler, nem escrever foi de menos de 4%. O parlamentar mostrou a precariedade do Governo do Estado na área. Segundo ele, o Programa Sergipe Alfabetiza Mais (AMA), que em quatro anos pretendia alfabetizar 65 mil sergipanos, está parado há dois anos”, lembrou Eduardo.

O senador destacou que o atual governo não trata os servidores com dignidade. “Essa semana, um grupo de professores aposentados se acorrentou, enquanto gritavam palavras de ordem e realizavam um panelaço em frente à casa do governador, em Aracaju, para protestar contra o não recebimento das aposentadorias referentes ao mês de fevereiro”, disse.

Problemas na Educação

Para Eduardo Amorim, o país tem problemas em todos os níveis de ensino e vamos mal em inúmeras avaliações internacionais que medem a qualidade do ensino oferecido em diferentes países do mundo. “Nós somos uma das dez nações com maior número de alunos com baixo rendimento escolar em matemática, leitura e ciência, segundo o último relatório divulgado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA)”, explicou.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247