TV 247 logo
    HOME > Geral

    Anastasia: atuação da sociedade é fundamental

    Ao participar nesta segunda-feira 10, em Belo Horizonte, da abertura do 9º Encontro Nacional do Terceiro Setor, governador de Minas Gerais destaca participação da sociedade para o desenvolvimento do País; "Só teremos um padrão de civilização próprio de um país em desenvolvimento quando tivermos um governo que tenha as condições de dizer que a sociedade atua e atua bem", declarou

    Anastasia: atuação da sociedade é fundamental
    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    Agência Minas - O governador Antonio Anastasia participou, nesta segunda-feira (10), em Belo Horizonte, da abertura do 9º Encontro Nacional do Terceiro Setor. O evento realizado pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), com o apoio do Governo de Minas, tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações voltadas para o terceiro setor e discutir temas como a profissionalização, gestão, captação de recursos e comunicação para a área.

    Em seu pronunciamento, o governador destacou o papel do terceiro setor. "O papel é fazer o bem, levar a saúde, educação, cultura, esporte, o combate às drogas, a assistência social aos diversos rincões espalhados pelo Brasil afora, dentro do pressuposto, que é de reconhecimento pleno, de que o poder público não tem condições, de modo próprio, exclusivo, de atingir e atender as demandas da sociedade. Ao contrário, nós precisamos ter a participação efetiva da sociedade", afirmou.

    Para Anastasia, é fundamental a participação da sociedade, em harmonia com o poder público, para que o Brasil alcance mais prosperidade e mais desenvolvimento, por meio de serviços públicos de qualidade, que atendam ao interesse da população.

    "Só teremos um padrão de civilização próprio de um país em desenvolvimento quando tivermos um governo que tenha as condições de dizer que a sociedade atua e atua bem. Quando tivermos uma sociedade que tenha o dever não só cobrança, que é seu papel, mas que possa também coatuar, ser corresponsável pela implementação das políticas públicas. Quanto mais descentralizarmos, permitir à sociedade organizada atuar de modo claro, solidário, harmônico, tecnicamente correto, dentro de um grande aparato em vinculação e cooperação com o poder público, estaremos em um estágio mais avançado de desenvolvimento", destacou o governador.

    Parcerias

    Minas Gerais possui hoje 76 entidades qualificadas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Essa qualificação permite que as instituições celebrem termos de parceria para a execução de políticas públicas com o Poder Executivo.

    Estão em vigência 11 termos de parceria entre o Poder Público Estadual e Oscips, além de diversos convênios firmados pelas secretarias de Estado com entidades do terceiro setor. Desde 2005, o Governo de Minas investiu, por meio de termos de parceria, cerca de R$ 470 milhões para a execução de políticas públicas, sendo R$ 70 milhões só no ano passado.

    O 9º Encontro Nacional do Terceiro Setor conta com a participação de organizações sociais, personalidades das áreas empresariais, jurídicas e governamentais de todo país. O evento, que acontece no Teatro Ney Soares, Rua Diamantina, 463, Lagoinha, se estende até esta terça-feira (11).

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: