Anel Viário: Governo e DNIT licitam obra no próximo dia 3

No próximo dia 3 de março, o DNIT e o DER realizarão a licitação para finalizar a implantação e duplicação das obras do Anel Viário. Atualmente os serviços apresentam 60% de execução, tendo sido concluídas as pontes localizadas no Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira, além de quatro viadutos

No próximo dia 3 de março, o DNIT e o DER realizarão a licitação para finalizar a implantação e duplicação das obras do Anel Viário. Atualmente os serviços apresentam 60% de execução, tendo sido concluídas as pontes localizadas no Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira, além de quatro viadutos
No próximo dia 3 de março, o DNIT e o DER realizarão a licitação para finalizar a implantação e duplicação das obras do Anel Viário. Atualmente os serviços apresentam 60% de execução, tendo sido concluídas as pontes localizadas no Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira, além de quatro viadutos (Foto: Rodrigo Rocha)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Ceará 247 - As obras do Anel Viário serão retomadas ainda no primeiro semestre de 2017. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Departamento Estadual de Rodovias (DER) realizarão, no próximo dia 3 de março, a licitação para finalizar a implantação e duplicação das obras do Anel Viário, através de Pregão Eletrônico. O certame acontecerá por Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCI), modalidade de licitação na qual o consórcio ganhador executa o projeto executivo, os estudos ambientais, a obtenção das licenças, o levantamento das áreas de desapropriação e a obra.

Os trabalhos do Anel Viário tiveram início em janeiro de 2012, após a assinatura de convênio entre os Governos Estadual e Federal, em 2011. O Estado, através do DER, órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), assumiu a execução da obra, com recursos do DNIT. Atualmente os serviços apresentam 60% de execução, tendo sido concluídas as pontes localizadas no Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira, além de quatro viadutos: o do entroncamento da CE-065, BRs-020/222, Nova Metrópole e Tronco Norte. A pista duplicada é feita em pavimento de concreto, por apresentar mais resistência e Anel Viário Bannerdurabilidade. A existente possui 11 metros de largura. Ao fim das obras, sua medida horizontal será triplicada. Serão 16,5 metros de cada lado, totalizando 33 metros. A extensão inclui canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos, nova sinalização e faixa de segurança.

Ao todo, o Anel Viário tem 32 quilômetros de extensão, com início na CE-040 (Eusébio). O trecho cruza a BR-116 (Itaitinga), passando ainda pela CE-060 (Maracanaú), CE-065 (Maranguape) e BR-020 (Caucaia), seguindo até Avenida Mister Hull (BR-222, também em Caucaia). A reforma do trecho permitirá melhoria no tráfego da Região Metropolitana de Fortaleza, principalmente em Maracanaú, que conta com um Distrito Industrial e a Central de Abastecimento do Ceará- Ceasa/Ce; em Maranguape e Caucaia. A duplicação também faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém.

 

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247