CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Após polêmica Gilmar-Lula, como fica o mensalão?

O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, garante que a indisposição entre o ministro Gilmar Mendes e o ex-presidente Lula não afetam o trabalho do Supremo, mas, depois de se expor tanto, Gilmar pode ser obrigado a se declarar impedido de julgar esquema; serviria de contrapeso ao provável impedimento do ministro Dias Toffoli

Após polêmica Gilmar-Lula, como fica o mensalão? (Foto: Edição/247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Até o início da polêmica entre o ministro Gilmar Mendes, do STF, e o ex-presidente Lula, deflagrado no último sábado por reportagem de revista Veja, havia a expectativa de que apenas o ministro Dias Toffoli, que foi advogado-geral da União no governo Lula, se declarasse impedido para julgar os réus do esquema do mensalão – Toffoli ainda foi assessor parlamentar da liderança do PT durante seis anos e advogou pelo partido nas campanhas presidenciais de 1998, 2002 e 2006. Agora, já há gente no PT celebrando o fato de o ministro Gilmar Mendes ter se exposto tanto ao denunciar as supostas pressões de Lula para adiar o julgamento em questão, informa a coluna Poder Online.

O possível impedimento de Gilmar Mendes serviria de contrapeso à provável ausência de Toffoli, que, pelo menos nas especulações partidárias, entraria na conta dos votos a favor dos réus. Gilmar Mendes, por sua vez, é visto como voto contrário, e a intensidade de seu incômodo diante das insinuações de envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, que ele atribui a "gângsters" e "bandidos" ouvidos e reverberados por Lula, só serviram para aumentar a impressão de que o ministro não deve pegar leve com os réus do mensalão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A dúvida é se tamanho envolvimento com a questão será motivo o bastante, na avaliação do próprio Gilmar Mendes, para se declarar impedido de julgar a questão. O ministro Gilmar Mendes deu a entender seu voto ao expor sua versão do teor da conversa que teve com Lula no escritório do ex-ministro Nelson Jobim? A validade de seu voto no julgamento mensalão está maculada pelo ocorrido?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO