Ato irista expõe racha no PMDB e pressiona Friboi

Ex-deputados e aliados de Iris Rezende realizaram nesta quinta evento de apoio à candidatura do ex-prefeito ao governo do Estado; movimento a favor de Iris diz ter conseguido 147 assinaturas de apoio dos 180 diretórios do PMDB em todo o Estado; Iris, como era de se esperar, não apareceu na festa, mas os aliados falaram por ele: a militância quer Iris e não Júnior Friboi; no mesmo horário, o empresário comandava reunião no município de Posse, no Nordeste de Goiás; o ato é um recado de Iris de para Friboi, deixando claro que topa enfrentar o empresário numa possível disputa na convenção

ato iris rezende
ato iris rezende (Foto: José Barbacena)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Goiás247 - Se havia alguma dúvida sobre o racha dentro do PMDB, ela foi para o ralo na manhã desta quinta-feira. Apoiadores de Iris Rezende realizaram no diretório estadual do partido, em Goiânia, um ato pró-candidatura do ex-prefeito ao governo do Estado. Centenas de pessoas lotaram as dependências do prédio no Setor Aerporto e exaltaram Iris como o único peemedebista capaz de vender o pleito de 2014.

Os líderes do movimento pró-Iris entregaram ao presidente estadual da legenda, deputado Samuel Belchior, um manifesto com assinatura de 147 diretórios municipais declarando apoio à candidatura de Iris. No total, são 180 diretórios em todo o Estado. O objetivo dos ex-deputados Wagner Guimarães e José Nelto, do ex-prefeito Adib Elias e de lideranças da Juventude foi mostrar que Júnior Friboi não conta apoio maciço das lideranças do partido, como ele mesmo costuma garantir.

Por falar em Friboi, enquanto os iristas sacudiam o diretório em Goiânia, ele estava numa reunião bem longe - em Posse, no Nordeste do Estado. Principal estrela da festa, Iris Rezende não deu as caras. Não precisava. Tudo o que ele queria foi dito pelos amigos e aliados. Adib disse que o PMDB é maior que Friboi. Wagner Guimarães afirmou que retira sua postulação (ele se diz candidato) caso Iris seja o escolhido. E José Nelto arrematou dizendo que a voz da militância não pode ser ignorada. 

Samuel Belchior tentou administrar a saia justa. Discreto, afirmou que não cabe a ele decidir quem será candidato e negou ter preferência. "Extremamente feliz e realizado. Levar o nome do #IrisRezende nunca foi tão fácil. Lotamos a praça, a rua e o Diretório", comemorou Paulo Guimarães, um dos organizadores do evento, que é vereador em Rio Verde e filho de Wagner.

Previsível

Aconteceu o que todos previam. Na hora certa, Iris iria acionar a militância que tanto o ama e que ainda está sob suas asas para afugentar Júnior Friboi. A candidatura do empresário sempre foi interpretada pelo ex-governador e seus apoiadores como uma imposição da cúpula federal do PMDB e que o comando do partido em Goiás, liderado por Samuel Belchior, não fez muita questão de criar resistência.

Ao reunir centenas de militantes e assinaturas, mesmo sem estar presente, Iris prova que não precisa pegar o avião e ir ao interior do Estado - como vem fazendo Friboi - para conseguir apoio. Ele já o tem. Basta apenas falar que deseja enfrentar Marconi Perillo (PSDB). E por que então Iris não se manifesta? Não é o estilo dele. A esta altura do campeonato, na casa dos 80 anos, Iris não quer conflito e se prepara para usar a mesma tática de anos: ser ungido pela militância.

O primeiro recado para Friboi foi passado nesta quinta e serve como uma prévia do que o empresário poderá encontrar numa possível convenção. Iris Rezende topa ir para a convenção porque sabe que a militância lhe garante a vitória. Se Friboi desistir no meio do caminho, melhor ainda para Iris.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email