Atrações vão mexer com os turistas na Copa de 2014

O 247 fez uma lista com os principais pontos turísticos das capitais que sediarão os jogos do Mundial; projeto Goal to Brasil pretende promover as cidades em outros países

Atrações vão mexer com os turistas na Copa de 2014
Atrações vão mexer com os turistas na Copa de 2014 (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Renata Lima _247 – Cada cidade-sede abriga pelo menos quatro e no máximo sete jogos da Copa do Mundo, como Rio de Janeiro e Brasília. Para promover todas elas para outros países, foi criado um projeto específico, chamado Goal To Brasil, que pretende promover o Mundial e o lado turístico e atraente dos locais brasileiros onde ocorrerão as disputas, a fim de unir diversas nacionalidades no evento da Fifa.

O Brasil irá promover as 12 cidades em 14 eventos ao redor do mundo, os quais terão como tema o turismo no País que sediará a próxima Copa do Mundo. A primeira cidade a ser explorada será a capital federal, Brasília. "A ideia é apresentar ao mundo, com riqueza de detalhes, o que cada estado tem de melhor em sua gastronomia, cultura, música e atrativos turísticos", explicou Flávio Dino, presidente da Embratur, responsável pelo projeto.

Na opinião de Neves, Brasília é ótima e completa. "Não tenho dúvidas que o turista que for a Brasília para esses eventos esportivos ficará encantado com a única cidade moderna que foi inserida pela Unesco como patrimônio da humanidade". Para conhecermos um pouco mais das cidades-sede, o 247 preparou um resumo com as principais atrações de cada uma delas. Confira:

Brasília – Capital federal, que abriga os poderes políticos e administrativos do País. É uma cidade moderna, planejada e com a arquitetura de Oscar Niemeyer em suas construções mais marcantes, como a Catedral metropolitana, o Congresso Nacional e a Ponte Juscelino Kubitschek. Quem acompanhar os jogos em Brasília vai conhecer o novo Estádio Nacional, que ficará no lugar do antigo, Mané Garrincha. As obras prometem transformar o local em um dos estádios mais modernos do Brasil, com capacidade para 70.042 espectadores e fácil acesso pelo transporte público.

Belo Horizonte – Imperdível visitar a antiga capital Ouro Preto com sua arte e arquitetura em barroco, igrejas todas trabalhadas com detalhes da época e suas casas antigas espalhadas pelas inúmeras ladeiras da cidade. Na capital de Minas Gerais, o bairro Pampulha é famoso por seus parques e praças. Quem acompanhar os jogos na cidade irá conhecer o Estádio Mineirão, que tem capacidade para 66.805 espectadores. A cidade irá abrigar seis jogos, incluindo um da semi-final.

Cuiabá – Capital do Mato Grosso, a cidade é rodeada de paisagens naturais, como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães, que abriga um parque nacional de 3,3 mil quilômetros. Os turistas terão a oportunidade de experimentar um dos climas mais quentes do País.

Curitiba – Famos pelo seu planejamento, a capital do Paraná mantém o verde nas áreas urbanas, o que lhe dá um toque peculiar. A cidade conta com muitos parques, praças e cantinas italianas. Atrações  recomendáveis são o Bosque Alemão e o famoso e belo teatro Ópera de Arame. Outras obras também impressionam, como o Museu Oscar Neimeyer, projetado pelo próprio arquiteto. Os espectadores que viajarem a Curitiba conhecerão um dos mais modernos e bem estruturados estádios do Brasil, desde que foi reinaugurado, em 1999, o Joaquim Américo.

Fortaleza – Igrejas bucólicas, praias enormes de areia branca, parques aquáticos e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com essas atrações, a cidade já é um dos principais pontos turísticos do Nordeste do País. Quem for acompanhar os jogos por lá, irá conhecer o Estádio Castelão após sua reforma. Depois de sua reinauguração, o Estádio pretende abrigar confortavelmente 64.165 pessoas e terá um estacionamento subterrâneo com 4.200 vagas, além de camarotes, áreas vips e espaço para a imprensa.

Manaus – Capital do Amazonas, a cidade possui um clima bastante quente durante todo o ano. Tradições como as festas do boi, lendas e uma grande quantidade de atrativos naturais, como visitar um dos pontos em que as águas barrentas do rio Solimões se encontram com as escuras águas do rio Negro, são as atrações ecológicas que atraem boa parte dos turistas. A Arena Amazônia vai ser o palco de quem for acompanhar os jogos em Manaus, com capacidade para 42.377 pessoas e acesso por trens e por um corredor de ônibus.

Natal – Capital do Rio Grande do Norte, Natal já foi dominada por piratas franceses na época da colonização e os fortes construídos na época são hoje um dos pontos mais visitados. A cidade é famosa por suas Dunas e lindas praias, conhecidas e adoradas por turistas de outros países. Além de tropical, é a cidade brasileira mais próxima da Europa. Os jogos da Copa serão disputados no Estádio das Dunas, que até hoje abrigou os maiores jogos da capital.

Porto Alegre – Para quem prefere um clima mais fresco, a capital gaúcha é o destino ideal. Churrasco, chimarrão, muitas festas culturais e paisagens lindas são motivos de atração apontados pelos guias turísticos locais. Entre os principais pontos de visitação da cidade, está a Lagoa dos Patos e o Jardim Botânico. Quem for à capital irá assistir aos jogos em um dos cartões postais, o Estádio Beira-Rio.

Recife – A capital de Pernambuco tem praias lindas, como Boa Viagem e Porto de Galinhas, e recifes naturais e paisagens que impressionam visitantes brasileiros e estrangeiros. Os turistas devem visitar também o Forte Orange, na ilha de Itamaracá. Para quem for ver os jogos, a cidade conta com a Arena Pernambuco, que já abrigou um jogo da Copa do Mundo em 1950 e atualmente passa por reformas.

Rio de Janeiro – Conhecida como cidade maravilhosa, a capital fluminense conta com um cartão postal conhecido mundialmente, o Cristo Redentor, localizado no ponto mais alto da cidade. Na cidade há também opções de passeios de bondinho no Pão de Açúcar e belas praias. A noite carioca é bastante agitada, com bares tradicionais principalmente no bairro da Lapa, famoso pelo samba. Os jogos da Copa serão disputados no Estádio do Maracanã, que marcou a final do Mundial de 1950.

Salvador – Para todos os gostos, a capital da Bahia tem a cultura negra por todos os cantos: na música, nas rodas de capoeira e no Pelourinho. O Mercado Modelo e o Elevador Lacerda são os pontos turísticos principais na cidade, além das belas praias. Os restaurantes servem divinas moquecas baianas com peixe fresco e as baianas no centro da cidade preparam o acarajé, prato típico do Estado. Os baianos também recomendam o espetáculo de pôr-do-sol visto do Rio Vermelho. Quem for acompanhar os jogos na primeira capital do Brasil encontrará um estádio novo, com capacidade para 56.500 pessoas.

São Paulo – Centro financeiro e comercial do País, a cidade com a maior população é também a que atrai mais visitantes. Entre as atrações, estão os centros culturais que oferecem espetáculos a preços populares e com entrada gratuita pelo menos um dia da semana. Referências da noite paulistana são a Rua Augusta e os bairros Vila Madalena, Itaim Bibi e Vila Olímpia, além da região central. Os bares, pubs e casas de show funcionam praticamente todos os dias, alguns quase 24 horas. Quem for assistir aos jogos em São Paulo, conhecerá em primeira mão o Estádio apelidado de "Itaquerão", que pertence ao Corinthians.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247