Baidu usará software da BlackBerry em plataforma para veículos autônomos

A BlackBerry, que desenvolveu o software QNX Hypervisor 2.0 para executar sistemas informáticos complexos em veículos

Baidu usará software da BlackBerry em plataforma para veículos autônomos
Baidu usará software da BlackBerry em plataforma para veículos autônomos

(Reuters) - A BlackBerry e o chinês Baidu assinaram nesta quarta-feira acordo para trabalho conjunto no desenvolvimento de tecnologia de veículos autônomos, elevando a ação da BlackBerry em 8 por cento, para uma máxima de mais de quatro anos.

A BlackBerry, que desenvolveu o software QNX Hypervisor 2.0 para executar sistemas informáticos complexos em veículos, disse que o Baidu usará seu software na Apollo, plataforma aberta para veículos autônomos.

“Ao integrar o sistema operacional BlackBerry QNX com a plataforma Apollo, vamos permitir que as montadoras passem de protótipo para sistemas de produção”, disse Li Zhenyu, diretor da divisão de condução inteligente do Baidu.

A indústria automotiva é um dos setores de crescimento mais rápido do mercado de tecnologia, com as montadoras competindo para adicionar mais recursos na construção de carros autônomos.

É uma oportunidade concreta para as empresas de tecnologia, que ficam bem posicionadas com fabricantes de equipamentos originais no segmento automotivo, disse o analista da CIBC Capital Markets Todd Coupland, adicionando que funções de direção autônoma estarão em todos os carros nos próximos anos.

“A oportunidade é global, para um mercado muito grande e acho que é uma vitória muito sólida para a BlackBerry”.

A BlackBerry já assinou vários acordos para a próxima geração de sistemas automotivos com a fabricante de chips Qualcomm e como as empresas de tecnologia Denso e Aptiv.

Como parte do negócio mais recente, BlackBerry e Baidu também combinarão o software de integração de celulares da empresa chinesa para carros conectados e seu sistema de inteligência artificial para rodar no BlackBerry QNX Platform, disse a fabricante de softwares canadense.

Por John Benny

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247