Biometria reforça segurança no Carnaval

Cinco equipamentos mveis de leitura biomtrica de impresses digitais estaro disposio dos policiais nas festas de Recife, Olinda e Jaboato dos Guararapes; a ideia identificar, com mais agilidade, procurados pela Justia

Biometria reforça segurança no Carnaval
Biometria reforça segurança no Carnaval (Foto: Andrea Danti/Shutterstock)

Raphael Coutinho_PE247 – Mais uma medida de segurança foi anunciada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) no combate à criminalidade durante o Carnaval 2012. Cinco equipamentos móveis de leitura biométrica de impressões digitais estarão à disposição dos policiais nas festas de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Os aparelhos foram cedidos pela Polícia Federal e possuem informações de aproximadamente 90 mil pessoas acusadas de cometer delitos nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia.

A ação, segundo a SDS, visa a acelerar o processo de identificação de suspeitos detidos durante o Carnaval. Ela possibilitará aos policiais saberem se determinado suspeito é procurado pela Justiça, sem precisar se deslocar para uma delegacia.

No Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira (18), três destes equipamentos estarão instalados no Centro do Recife, próximos ao percurso oficial do bloco. Nos outros dias, os aparelhos ficarão no bairro do Varadouro, em Olinda, onde haverá um Posto de Identificação na Guarda Municipal. Os outros dois equipamentos ficarão na sede no Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), na Rua da Aurora, área central do Recife, e na Área Integrada de Segurança de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.

Segundo o gestor do IITB, Jandir Carneiro Leão, a sociedade só tem a ganhar com a utilização, pela SDS, de equipamentos que possibilitam a identificação das pessoas. “A identificação em tempo real de que a pessoa suspeita possui ou não algum registro criminal é o maior benefício que a polícia pernambucana terá com a implantação desse sistema”, ressaltou.

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247