Bonecos gigantes animam público em Taquaruçu

O Galo de Palmas abriu oficialmente os festejos do Carnaval 2014 de Palmas; na manifestação cultural, a Boiúna é uma cobra que representa a força feminina e as águas e sua caça se inicia na Praça Joaquim Maracaípe rumo à aldeia; com isso, celebra-se o encontro com o 'Galos de Palmas', que simboliza a força masculina e a terra; o ritual seguiu com a Queima de Tambores que estabelece a relação dos bonecos e a comunidade num encontro na grande praça da Aldeia

O Galo de Palmas abriu oficialmente os festejos do Carnaval 2014 de Palmas; na manifestação cultural, a Boiúna é uma cobra que representa a força feminina e as águas e sua caça se inicia na Praça Joaquim Maracaípe rumo à aldeia; com isso, celebra-se o encontro com o 'Galos de Palmas', que simboliza a força masculina e a terra; o ritual seguiu com a Queima de Tambores que estabelece a relação dos bonecos e a comunidade num encontro na grande praça da Aldeia
O Galo de Palmas abriu oficialmente os festejos do Carnaval 2014 de Palmas; na manifestação cultural, a Boiúna é uma cobra que representa a força feminina e as águas e sua caça se inicia na Praça Joaquim Maracaípe rumo à aldeia; com isso, celebra-se o encontro com o 'Galos de Palmas', que simboliza a força masculina e a terra; o ritual seguiu com a Queima de Tambores que estabelece a relação dos bonecos e a comunidade num encontro na grande praça da Aldeia (Foto: Aquiles Lins)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Tocantins 247 - A programação do Carnaval 2014 já começou. Neste sábado, 22, a diversidade da cultura popular foi marcada pela participação dos bonecos gigantes e dos personagens do bloco Os Galos de Palmas, com a caçada da Boiúna. O evento é realizado pela Aldeia Taboka Grande e conta com a parceria da Prefeitura de Palmas.

Segundo a prefeitura, na manifestação cultural, a Boiúna é uma cobra que representa a força feminina e as águas e sua caça se inicia na Praça Joaquim Maracaípe rumo à aldeia. Com isso, celebra-se o encontro com o 'Galos de Palmas', que simboliza a força masculina e a terra. O ritual seguiu com a Queima de Tambores que estabelece a relação dos bonecos e a comunidade num encontro na grande praça da Aldeia. No ritual há apresentação de canto e dança, fazendo alegoria ao equilíbrio entre terra e água, força feminina e força masculina.

A pedagoga Rosimeire Faleiro, que, em conjunto com seus filhos e familiares, integra o movimento há mais de 10 anos, destaca a relevância do momento. "É uma festa muito bonita e rica. Há 13 anos esse grupo é engajado e com muita garra tem dado continuidade e fortalecido essa tradição. Admiro muito a história de cada boneco. É muito gratificante participar todos os anos".

O evento é conduzido pelo produtor cultural Wertemberg Nunes. "A finalidade do Galos de Palmas foi criar um produto caracterizado na cultura de nossa Capital, com o objetivo de apresentar a diversidade cultural que local".

Para o presidente da Fundação Cultural, Gerson Alves, o Município procura fomentar as manifestações culturais populares. "A gestão busca incentivar a tradição local e essa inserção dos Galos de Palmas na programação do Carnaval reforça a vocação da cultura do distrito e incentiva a interação com a comunidade".

A programação foi finalizada com a Roda dos Tambores que apresenta o "capoeboicongo", ritmo da Aldeia TabokaGrande. Todo ano a Roda apresenta convidados especiais.

História. Conforme a Prefeitura de Palmas, o espetáculo intitulado Galos de Palmas começou no Carnaval de 2001 com a criação do Carnaval Ecológico de Taquaruçu. A programação começa um sábado antes do Carnaval, na queima dos tambores, um ritual de purificação e transformação e as atividades seguem até a quarta feira de cinzas.

O Galos de Palmas é um bloco único de bonecos gigantes, representando Palmas. Cada galo tem uma trama que personifica regiões da cidade, e a identifica como mais importante para Palmas. A Prefeitura de Palmas instituiu os Bonecos Gigantes como representação simbólica da Capital em 2013 que teve moção de aplausos da Assembleia Legislativa do Estado pelo destaque de o Galos e seu "capoeboicongo" arrastar muitas pessoas pelas ruas na Caçada da Boiuna.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email