CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Brasil pode anunciar em maio compra de caças Rafale

Dilma segue os passos de Lula e pode usar a questo de transferncia de tecnologia para justificar negociao que ignora concorrncia internacional

Brasil pode anunciar em maio compra de caças Rafale (Foto: Pascal Rossignol/REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O Brasil se prepara para anunciar em maio a compra de 36 unidades dos caças Rafale, suspensa no início do governo Dilma. A alegação será “transferência de tecnologia”. A negociação ignora a concorrência internacional que a lei exige e segue à risca o acordo entre França e Índia, primeiro país a adquirir o modelo, ajudando a tirar o fabricante Dassault do buraco. As informações são do blogueiro Claudio Humberto.

Então presidente, Lula anunciou a opção pelos Rafale durante visita do colega francês Nicolas Sarkozy, em setembro de 2009. Depois, recuou porque o fez sem solicitar parecer técnico da FAB. Além dos franceses, disputam a venda de US$ 10 bilhões em aviões de combate os caças F-18 da Boeing (EUA) e os Gripen da Saab (Suécia).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ministro da Defesa, Celso Amorim, esteve recentemente na Índia, país que acaba de anunciar a intenção de adquirir caças do modelo francês Rafale. Ele disse que a Índia é um grande parceiro e que é importante trocar informações com o governo indiano. Amorim observou que a decisão de realizar a compra em 2012 não teria impacto imediato no orçamento deste ano, embora a negociação, uma vez firmada, vá comprometer recursos por um período de dez anos. "É uma compra necessária, mas não é barata. A demora em tomar a decisão é uma questão da capacidade financeira do país de fazer frente a certos encargos", disse o ministro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO